Go to ...

on YouTubeRSS Feed

14/12/2018

Qual a diferença entre MBL e Nassif? O que fez o Facebook?


[Para o público em geral]

O editor executivo da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila, escreveu um curto, objetivo e útil texto falando de como o Facebook não consegue explicitar os critérios a respeito de seu desejo de proteger seus usuários das “fake news”. O artigo deve ficar sem resposta direta do Facebook, mas a resposta indireta veio logo. O que ocorreu?

Amanheceu o dia de hoje, 26, e eis que a Janaína Paschoal surgiu completamente maluca no Twitter, preocupada com o fato do MBL ter sido “censurado” no Facebook, tendo suas páginas retiradas. Não é verdade. As páginas ditas “de direita” não foram retiradas, mas foram derrubadas as páginas de reduplicação, feitas por máquinas, e outras páginas de ampliação de volumes de mentiras notórias. O critério do Facebook está aí: ele é quantitativo, de um lado, e ele depende de denúncias, de outro.

Como o MBL caiu na esparrela? Por que o mesmo serviço, feito pela movimentação de petistas, não foi atingido? Simples: a esquerda mentirosa não chega a ser tão estúpida quanto a direita. É uma questão de revestimento. Nassif mantém uma rede de distribuição de notícias tendenciosas por meio de seu site, mas elas aparecem como reportagens e, quando há mentiras, estão escamoteadas por meio de uma semântica menos tosca que a do MBL e congêneres. Trata–se de “jornalismo opinativo”, diz Nassif, embora gere também fake news e, pior ainda, tenha sido mantida com dinheiro público durante bom tempo.

Mas e o MBL?

Ora bolas, o MBL e a direita em geral não consegue fazer o mesmo. A inteligência é limitada demais. O fake news do MBL e de grupos de direita é tosco. Há grupos de direita que soltam fotos de Brasília sendo tomada por militares, ou então o filho do Lula comandando empresas que visivelmente possuem donos notáveis que passam bem longe de Lula etc. Mas, se não bastasse isso, há o problema do volume, da quantidade de notícias. O MBL é um grupo de não mais que 6 pessoas. Não se trata de um movimento. É um grupo de gente desempregada que vive de fazer politicagem marrom. Como recebem dinheiro para ficar o dia todo maquinando bobagem, isso ninguém sabe. Do Nassif e blogs coligados sabíamos que o dinheiro vinha do nosso bolso, via impostos. Mas de onde bem o dinheiro do MBL? Fotos com o Cunha mostram alguma coisa? Mas o certo é que tempo de sobra é sempre oficina do diabo. Como não possuem ocupação, os garotos do MBL exageraram no volume de mentiras. Então, várias universidades (e não só a USP) detectou que eles eram de fato o lugar de maior divulgação de fake news absurdos. O Facebook também fez esse mesmo trabalho. E aí as páginas foram derrubas.

O mais triste de tudo é ver a Janaína Paschoal tentando conversar com o “Kim”, dando trela para um cara desses. Bem, mas a Janaína está nessa, de achar que Bolsonaro é um liberal conservador. Ela ainda não notou que ele a odeia, que ele não gosta de mulher. Aliás, algo bem comum com o gosto de Hitler.

Bem, mas voltando à questão do Facebook e do MBL. O fato é simples: a própria página do pai do Diogo Mainardi também foi derrubada pelo Facebook, e isso deixa tudo mais claro. Diferente do filho, o pai mostra traços de psicopatia pura. Ele só tem um assunto: o ódio ao Lula e a pregação de teses quase nazistas, mas num volume que extrapola o bom senso. É algo doentio mesmo. E o grau de visionarismo é tão grande que acaba dando motivo para que as máquinas o peguem pela quantidade também. Esse tipo de direita sempre foi mais tosco que o estalinismo na arte de criar mentiras, ainda  que o “agitprop” seja um merda só em qualquer agremiação política.

Paulo Ghiraldelli Jr., 60, filósofo.

Foto: líderes do MBL junto com um candidato à presidência (agora já desistente), o dono da Riachuelo.

Tags: , , ,

7 Responses “Qual a diferença entre MBL e Nassif? O que fez o Facebook?”

  1. Luciano
    28/07/2018 at 19:11

    Janaína, Kim e cia estão achando que a queda das ações do Facebook se deve à “censura” que o MBL “sofreu”. Além de continuarem mentindo e desinformando, acham que o mundo gira em torno deles.

    • 28/07/2018 at 21:04

      Petismo e direitismo funcionam sempre se achando o máximo.

  2. LMC
    27/07/2018 at 11:47

    Ih,se o Ciro for Presidente,o titio
    Nassif vai ser o bobo da corte
    dele.Os dois não são nem de
    esquerda,nem de direita,são lulistas.

    E o MBL?Vai ser bobo da corte
    do Geraldo Valdemar Paulinho
    da Força Edir Macedo Alckmin.

  3. Bruno
    26/07/2018 at 17:17

    Quem deveria conversar com o Kim? A Tibúrcio?

    • 26/07/2018 at 18:45

      Acho que eles deveriam ser postos os dois numa jaula, pelados, e filmar. Com isso entenderíamos processos evolutivos.

  4. Edson
    26/07/2018 at 14:03

    Fake News por sonegação é a Globo Não publicar mais pesquisa de intenção de voto e não dar explicações por decidir não intrevistar o líder das pesquisas e não perguntar do político que o povo quer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *