Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

01/05/2017

Havia algo de errado no PT desde o início!


Ainda existe o PT? E não há por aí o PSOL? Também não temos a Rede querendo ser de esquerda? Então, vale a pena ver essa nota minha

O DISCURSO DO PT é errado não no seu término atual, mas desde o seu início. Havia algo no PT, na sua formação ampla, que ainda cheirava o estreito bolchevismo, o que implicava a epistemologia neomarxista de que o proletariado enxerga mais que outras classes (pode ver sem ideologia, dado que não tem nada a perder) e que, então, o partido operário, sua vanguarda, enxerga ainda mais ainda que todo e qualquer grupo. Isso leva, em qualquer época, a se estruturar um partido que não e´só político, mas político por ser o que tem a verdade. Nesse caso, o partido torna-se religioso em um péssimo sentido. Um partido assim substitui facilmente Deus pela sua cúpula, e pode então montar uma rede na qual tudo que se faz, mesmo errado e corrupto, é certo. É de Deus. O PT dizia que iria romper com essa estrutura típicas dos velhos partidos comunistas, que iria ser como um tipo de social democracia com base operária, mas não, no decorrer do tempo tornou-se igualzinho e, como todo bolchevismo, virou uma simples quadrilha.

Há um longo debate nas esquerdas, ao menos na passagem do século XIX para o XX, e que foi desembocar no Eurocomunismo dos anos setenta e oitenta, sobre as vias do bolchevismo e da velha social democracia ainda marxista, depois keinesiana. Há um longo debate – no qual Lukacs deu o tom – sobre epistemologia marxista, um tipo de sociologia da consciência de classe misturada à filosofia social. Críticos afoitos vindos da direita, hoje no Brasil, desconhecem essa literatura. Mas tudo isso hoje importa pouco. Talvez tudo isso, ou seja, restos e restolhos do bolchevismo e da social democracia velha, tenha tido seu fim nas cinzas de 1968. Quando voltamos a esse assunto, é porque para alguns nem mesmo o Muro de Berlim caiu. Mas são só alguns. E nem se pode dizer que são de esquerda ou são comunistas etc. São só gente que segue tesoureiros presos.

Paulo Ghiraldelli, filósofo, 58. São Paulo, 22/07/2016.

Foto: Lênin múmia. O fato da URSS ter embalsamado Lênin deveria ter servido de símbolo e aviso para todos, do como a mentalidade bolchevique já vivia da mumificação. Mas muitos não notaram que múmia é múmia, ou seja, o que não se movimenta, o que é no fundo o desejo de parar a história.

Tags: , , ,

6 Responses “Havia algo de errado no PT desde o início!”

  1. Emerson
    24/07/2016 at 09:19

    Texto muito bom. E ainda tem Ricardo. A ideologia vira religião e toda religião dispensa a lógica.

  2. Amante dos bosques
    24/07/2016 at 07:59

    O PT não é um fenômeno mais brasileiro do que mundial, digo, será que precisamos de análises mais teóricas e universalistas para entender o PT? Se nao fosse o PT, seria outra sigla da politica brasileira.

    • 24/07/2016 at 11:02

      Amante, não precisamos de nada, de nada mesmo. Muito menos de textos como o meu. Só alguns gostam de pensar comigo. Esse pequeno aviso que coloquei foi só para alguns se lembrarem de dezenas de análise que um dia fizemos a respeito da esquerda.

  3. Luciano
    23/07/2016 at 09:44

    E os que seguem ladrões de merenda? Seguem quem tira foto feliz da vida contando dinheiro da propina? Ok. Pelo visto o maior problema do Brasil é o PT. Vamos estirpá-lo da cena política. E depois estará tudo resolvido, não é mesmo?

    • 23/07/2016 at 14:07

      Luciano você ainda está nessa? Ainda está procurando achar que o mundo gira em torno “olha lá o PSDB” sem perceber que eu falo do movimento das esquerdas na modernidade, sinceramente, tenho apenas de lamentar. Você pode ser melhor que isso.

  4. Orquideia
    23/07/2016 at 08:47

    Que figura horrível!
    A última coisa que quero ser na vida, é comunista, e a última coisa que quero ser na morte, é múmia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Paulo Ghiraldelli

Filósofo