Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

22/06/2017

Lula: o buraco negro dos intelectuais de esquerda


Primeiro Lula sugou a política de esquerda, agora, não contente, quer dizimar toda a intelectualidade de esquerda. Enquanto não jogar todo mundo em um grande pasto, para um jantar apocalíptico de grama, não vai sossegar. Há heróis que são autodestrutivos. Hitler quis incendiar Berlin quando o Terceiro Reich acabou. Não suportava a ideia do suicídio solitário. Até nisso foi um covarde, matando o seu cachorro. Nada de Hitler poderia sobrar para enfrentar os americanos e o Exército Vermelho, é que ele pensou nos dias finais. O grande fujão da direita representou todos os fujões da história, inclusive os da esquerda.

Não penso que isso seria uma coisa ruim, se for o caso de Lula levar junto com ele alguns intelectuais. Quando lembro de gente que lê Adorno e Lacan para ter uma única ideia na vida, a de aumentar impostos dos ricos para dar aos pobres, tenho a certeza que Lula faria um bem para a Humanidade jogando esse tipo num poço. Aliás, já ouvi falar de um rapaz que morou numa floresta, há muito tempo, que já teve essa ideia de pegar dos ricos para dar aos pobres. Olha, garanto, ele não precisou estudar nada para pensar assim. Afinal, não é criativo e não é uma grande ideia. Nem é boa ideia, afinal.

Agora, cá entre nós, há outros intelectuais de esquerda que não são energúmenos, mas que por diversos motivos antes psicológicos que sociológicos e políticos, estão se deixando levar pelo sugadouro corruptor de Lula. E olha que isso está ainda ocorrendo, mesmo agora que Lula mostrou realmente a sua face, a de ódio aos estudados e concursados (e nisso, igualzinho ao eleitor do Bolsonaro). Ainda há por aí professor universitário gritando feito mulher histérica do século XIX; ficam berrando um “fora Temer”, como se não soubessem que Temer é o vice escolhido por Lula para Dilma, por duas vezes. O auto-engano se tornou um regra para o intelectual de esquerda.

O problema todo de intelectuais de esquerda, dos que abdicaram do cérebro de modo a usar apenas os intestinos para pensar, é algo psicossomático. Trata-se do seguinte: frio na barriga diante do medo de perder amigos, de ser chamado de traidor, de ser visto como alguém que “se bandeou para a direita” e, principalmente, de perder a sua claque. Claro, isso também atinge a direita. Já vi gente escolarizada, de direita, falando a favor do Olavo-Repetente-de-Carvalho na esperança de obter claque. Mas, no caso da esquerda, dá um pouco de pena de ver que boas cabeças, que já chegaram a dar grandes contribuições para a cultura nacional dentro da universidade, estejam agora sem coragem para chutar de uma vez o Lula para o buraco maldito de onde ele veio: o buraco de um sindicalismo que, como bem sabiam os irmãos Kennedy nos Estados Unidos, em todo o mundo é lugar de mafioso, de pelegada. Sindicato é um mal necessário, mas nem por isso temos que seguir sindicalistas! Francisco Weffort sabia disso quando deixou a presidência do PT para ser ministro de seu amigo Fernando Henrique.

Mas o problema agora, dos intelectuais de esquerda que titubeiam em condenar Lula de uma vez, ou até o defendem ainda, é que isso coloca bons cérebros contra uma das melhores coisas que conseguimos ter na República, e pela qual esses mesmos intelectuais lutaram no passado (ou diziam lutar): a Justiça brasileira, feita por gente concursada, de carreira, idealistas e capazes de acreditar que podem colocar ministros na cadeia. A maior parte desses intelectuais de esquerda que estão aí no sugadouro de Lula, no passado lutou para que chegássemos exatamente nesse patamar de termos procuradores da Justiça capazes de enfrentar o populismo e a corrupção de colarinho branco. O problema é que tais intelectuais visavam com isso pegar gente do DEM e correlatos, mas essa polícia que está aí pegou o PT, o PMDB e o PP, e tem um fio condutor que pode bater na oposição, ou seja, o PSDB. Lula e FHC no mesmo saco? Isso mata socialistas e social-democratas! Nunca ninguém imaginou que a USP seria representada em seus ideais mais republicanos por Janaína Paschoal, e não por Marilena Chauí e Giannotti. É isso que vem derrubando os intelectuais de esquerda. Eles não têm culhões para enfrentar uma crítica a si mesmos.

Um filósofo é antes de tudo um homem livre, um pensador contra si mesmo, ou não é um filósofo. Vai sobrar pouca gente.

Paulo Ghiraldelli, 59, filósofo. São Paulo, 20/09/2016

Tags: , , , , ,

33 Responses “Lula: o buraco negro dos intelectuais de esquerda”

  1. victor
    22/09/2016 at 21:10

    Paulo, sou leitor seu de longa data, principalmente de suas obras sobre educação física e educação. Por isso, me sinto na liberdade de criticá-lo, estaria você aderindo ao anti-petismo/lulismo para ganhar algum espaço na mídia? Estaria você querendo se tornar um midiogogo?

    • 23/09/2016 at 01:02

      Vitor você não é meu leitor. Se é, é um péssimo leitor. Há um artigo meu na Folha, de 1992, contra posições de esquerda dogmáticas. Outra coisa, você não leu nada meu, nunca leu. Desse blog aqui você não leu nenhum artigo. Dos meus livros, nada! Não tente ser quem você não é. Tente ser honesto com você mesmo, admitindo que não leu nada e se leu não entendeu. Seria Rorty e Sloterdijk ou Davidson filósofos que dariam marge para que eu, os acompanhando, aderisse a essa esquerda do PT? E mais: você não tem vergonha de ficar do lado de ladrões? Pense melhor antes de escrever. Faz bem. E por fim: sou o anti-midiagogo, por isso fiz o Hora da Coruja durante 6 anos. Exatamente para não ter que obedecer nenhum patrocinador. INforme-se e peça desculpas pelo que escreveu. Caso não queira ir até 1992, veja artigos de 2008: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/334659/noticia.htm?sequence=1 Aguardo suas desculpas e aguardo que se torne meu leitor de verdade.

    • victor
      23/09/2016 at 12:56

      Paulo, não me leve a mal!! Você foi um dos grandes atores do movimento de renovação da Educação Física brasileira, portanto, terá sempre meu respeito. Confesso que prefiro as suas primeiras obras, mas isso não interessa. Não sou propriamente um petista, porém, me irrita um pouco esse seu antipetismo, leio blogs como este, justamente para fugir do óbvio, para pensar diferente e frequentemente me deparo aqui com o mais do mesmo. Perdoe o desabafo.

    • 23/09/2016 at 16:20

      VITOR, EU LEVO A MAL SIM, odeio tipos como você. O que mais me dá raiva é o leitor se fingir de leitor. Eu não quero ter leitor que finge de leitor e menos ainda leitor burro. Do modo que está, não dá. Aqui não. As minhas primeiras obras é de um tempo que NÃO fui do PT, mas sim do MDB, depois PMDB. Não tenho vinculação a partido há mais de trinta anos. Escrevo milhares de coisas que não nada a ver com política. Você vem aqui para me encher o saco a respeito de uma quadrilha contra a qual escrevi meia dúzia de coisa. Não dá cara. Não dá.

  2. 21/09/2016 at 21:21

    Quando se dá ouvidos a justificativas tão sórdidas e vis, vindas de um farsante, cínico, torpe e mentiroso que se acha um ser superior que paira sobre todos, estamos reconhecendo que não passamos mesmo de um bando de vira-latas, incapazes, que não merecem e não se dão nenhum respeito.

    • 22/09/2016 at 13:54

      Vital nao somos vira latas, e se você for ver, os que apoiam Lula sao minoria.

  3. Valmi Pessanha Pacheco
    21/09/2016 at 10:48

    Prof. PAULO
    Cada vez que que ouço intelectuais “torturando” a “última flor do Lácio” na tentativa vã de justificar com sofismas as evidências às escâncaras, lembro de Raymond Aron ao fazer a analogia do suposto raciocínio com os efeitos estupefacientes do ópio.

  4. Petrônio Gonçalves
    21/09/2016 at 09:22

    Eu temo pela democracia. A questão do Lula talvez seja a menor diante de tantos problemas que o país apresenta.

    O país saiu dos governos do PT estranhamente muito mais conservador, não sei como explicar isso, alguém saberia?

    • 21/09/2016 at 09:26

      Não, a questão de Lula é a maior: é o populismo que não nos deixa.

    • LMC
      21/09/2016 at 12:02

      Lula é problema menor?AH,VÁ!!!!

  5. Orquidéia
    21/09/2016 at 08:36

    Estou ferrada, prof.Ghi!…

  6. wagner santos
    21/09/2016 at 06:32

    Já que não se consegue atacar o culto à personalidade incrustrado no brasileiro, que se ataque a personalidade cultuada. Lula ocupou até há pouco um lugar vago anterior a ele, não construído por ele. Há um vácuo que de tempos em tempos é ocupado por uma personalidade messiânica. Lula foi o último eleito… Agora busca-se um novo eleito, ou novos. Talvez encaminhar o culto a personalidade para os representantes da justiça seja um começo, mas não deixa de ser perigoso se o culto a personalidade não for, digamos, aos poucos, perdendo a aura messiânica. Não é o que tem ocorrido… O que temos por enquanto são arcanjos anunciando uma boa nova. E o que se tem esperado, de modo latente, é o surgimento de uma nova personalidade, pois a antiga, encarnada por Lula, se mostra agora um engano,demasiado humana.

    • 21/09/2016 at 08:13

      Wagner entre os estudantes há isso, cultuando midiagogos.

  7. Davi Ribeiro
    21/09/2016 at 04:15

    Defender Lula não é questão de gosto, é burrice.

  8. LUIZA GOMES
    21/09/2016 at 01:13

    SEM DÚVIDA O MAIOR TALENTO DE UM CAMALEÃO É MUDAR DE COR

  9. ANGELO GIOVANI DE LIMA GOMES
    20/09/2016 at 23:41

    Quando leio comentários de petistas, vejo uma mistura de burrice e paixão…

  10. Ruieduar@hotmail.com
    20/09/2016 at 20:52

    Sr PAULO nao sei de onde o sr tirou que Hitler é de direita , um estado totalitário com os meios de produção roubado de judeus e um partido chamado NAZIONALI SOCIALISMO(NAZISMO), quero crer que foi um engano muito conveniente , ja que também não conheço intelectusis de esquerda que mereçam esse nome

    • 21/09/2016 at 08:14

      Rui, faz o ensino fundamental e depois o médio. Esquerda e direita não se definem por relação com o estado. Outra coisa, não é o nome que define posição política. O “nacional socialismo” inventou a extrema direita. Pare de seguir o analfabeto Olavo-Repetente-de-Carvalho.

  11. Emisson
    20/09/2016 at 18:55

    Eu temo que com enfraquecimento da esquerda e do PT, por motivos factuais de corrupção, eclodam-se vários sequazes da direita e seus líderes psicóticos.Ex:Bolsonaro.

    • 20/09/2016 at 19:14

      Emisson você acha mesmo que as coisas iam diferente com Dilma e Lula?

    • Emisson
      20/09/2016 at 22:28

      Sinceramente não.Havia um pouco de maquiagem, mas a face nefasta está cada vez mais evidente.

    • LMC
      21/09/2016 at 12:05

      Emisson,o sujeito que você
      citou hoje não iria nem pra
      um provável segundo turno
      em 2018.

  12. Uk Lima
    20/09/2016 at 15:39

    Havia pais que tinha o controle sobre os meios de produção, economia planificada, ditadura cruel e assassina, intelectuais amestrados, controle sobre as mídias, aparelhamento do estado como um todo.
    Não, não era a URSS, era a Alemanha Nazista (Socialista dos trabalhadores alemães, como bem diz o nome)
    Parem de chamar Hitler e Mussolini de direita. O passado socialista dos dois não deixa, nem o governo. Eles eram de esquerda, sempre foram, basta comparar o sistema de governo, como funcionava tudo. Desde arquitetura (estilo URSS) como tudo propaganda e tudo mais.

    • 20/09/2016 at 19:15

      UK Lima o fato de você não ter ido na escola faz você definir esquerda e direita por estatismo e não estatismo, e não é assim. Faça o ensino médio. O ENEM é bom também. Faz. Isso pode colocar você diferente do Olavo-Repetente-de-Carvalho.

  13. Ricardo Mantovani
    20/09/2016 at 15:20

    Anos de USP: indo para 14…
    Colegas uspianos: sendo otimista, 2…

  14. LMC
    20/09/2016 at 14:15

    Em Atibaia,onde o Lula tem um sítio,
    o PT fez uma aliança com o DEM
    nesta eleição municipal.Brasil-sil-
    sil-sil-sil-sil-sil!!!!!

    • 20/09/2016 at 14:44

      Bem, mas quanto a isso, tinha de fazer mesmo, mesmo no passado. Fazer política não é o problema, o problema é fazer corrupção.

  15. Luma
    20/09/2016 at 13:01

    Excelente, Paulo. Ando vendo gente boa que diz que não vota mais no Lula mas que acredita que ele está sendo perseguido pela justiça. Tá difícil para esse pessoal se desfazer do Lula e do PT.

    • 20/09/2016 at 13:06

      Luma, cada artigo meu desse tipo de recebo o ódio da esquerda e da direita. Sim, também da direita!

  16. Gustavo Ventura Martins
    20/09/2016 at 12:58

    Lula é página virada.

  17. Letone
    20/09/2016 at 12:02

    Acredito que o Lula ainda possa voltar e fazer um governo realmente de esquerda a partir de 2018. Acho que o PT aprendeu agora que não se pode confiar na direita, que é preciso buscar alianças com o povo, com as camadas mais populares do país, aqueles que realmente querem ver um novo Brasil. Lula lá em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *