Go to ...

on YouTubeRSS Feed

16/12/2018

Chomsky erra sobre muita coisa, e mais ainda sobre o PT


[Artigo para a público em geral]

Chomsky defende em filosofia da linguagem uma posição que, hoje, talvez seja solitária. O psicólogo publicista Steve Pinker, penso eu, ainda está junto dele. São inatistas, acreditam em uma estrutura única para as línguas, e que isso se deve a um dom da natureza humana, inerente a cada um dos indivíduos. Ninguém mais defende isso. É uma grosseria intelectual.

Mas Chomsky também é um retrógrado em termos de política. Aliás, todo marxismo americano é infantil. A esquerda americana que pensa é a esquerda democrática e liberal, de Obama. A outra, a de Sanders, é honesta e sincera, mas está associada a uma puerilidade que não é dignificante. Não à toa Chavez vivia com o livros anti-americanistas de Chomsky. Exibia-os e acho até que tentou lê-los.

Chomsky pensa que todo mundo é tolo e enganado – “alienado”, essa esquerda ainda diz isso! No fundo, ele é como o Pelé dos anos 70: “o brasileiro não sabe votar”. Para ele, ninguém sabe nada; só ele, milagrosamente, sabe o que está ocorrendo secretamente (no Pentágono?). Ou seja, a mídia mundial é um complô capitalista, como o complô comunista que, segundo a besta macabra Olavo-Daciolo-Bolsonaro, vai dominar o mundo. Chomsky como sociólogo e ativista político nos faz preferir sua volta à dinossáurica posição em filosofia da linguagem.

Agora, ele está para visitar o Lula (hoje, quinta 20/09) e chegou já falando bobagem: o PT deve fazer um auto-exame e reconhecer seus erros. O PT deve fazer uma “comissão da verdade” contra si mesmo! (Veja aqui). Dou uma sonora gargalhada! Toda vez que alguém diz que o PT “errou” eu já sei que, em seguida, vai falar abobrinha das gordas. O PT nunca errou. Que se preste atenção nisso! O PT tem uma história rica, onde o que se viu foi a transformação de um partido que era um grande frente de esquerda ir se transformando numa gang acoplada a fanáticos.

O PT perdeu quadros bons porque  a corrente do Lula e do Zé Dirceu (a célebre “Articulação”) ficaram hegemônicas no partido, e eles são bandidos. Eles são gente que quer ficar no poder, custe o que custar. Nunca pensaram em outra coisa senão em imitar o plano do Sergião do FHC: o PSDB precisa ficar no mínimo 20 anos no poder (em São Paulo já deu 24). Alguém tem dúvida disso, após Lula nos dar um poste chamado Dilma e agora nos dar outro poste ainda pior chamado Haddad? O que importa para Lula é manter sua quadrilha, seu partido, que agora é realmente seu – como ele sempre quis. Plínio Sampaio,  Helio Bicudo, Luíza Helena, Erundina, Weffort, Marina e inúmeros membros do PT deixaram o partido. Outros morreram antes, e foram felizes, não se decepcionaram tanto. Florestan, Paulo Freire etc. – essa gente não estaria no PT hoje. O PT de hoje não tem mais quadros de esquerda, é um grupo de amigos, uma quadrilha. É alguma coisa tão ruim que tem, como oposição, um outro bandido: Bolsonaro. Não há ideário nenhum, muito menos algo como artigos instigantes em suas revistas (lembram do artigo “agora somos todos social democratas”, de Eugênio Bucci?). Todos estão envolvidos em “erro”, ou seja, em corrupção. Quem não pegou dinheiro para si mesmo, ao menos pegou para caixa 2 – exceto Suplicy que pagou do bolso sua campanha, sempre. O PT não tem possibilidade de colocar qualquer coisa como “uma comissão da verdade”. A verdade é que Lula, quando subiu no IBOPE, disse que iria provar que o “mensalão nunca existiu”. Acreditou tanto na mentira que inventou que se descuidou e foi preso. A única pessoa que está fazendo auto-critica no PT, e isso é sério, é o Palloci, em condição de delação quase-premiada!

Vejam o intelectual Renato Janine Ribeiro: escreveu um livro todo onde relata sua experiência no MEC no governo Dilma, e não cita um elemento de corrupção. Todo o tempo ele age como se o PSDB estivesse bombardeando o PT e, então, resume assim o infortúnio de Dilma. Mesma tese de Haddad em entrevista ao Jornal Nacional. Haddad é poste, Janine é lambe botas (para não dizer coisa pior). Esse é o tipo de militante que sobrou para o PT. Chomsky quer que um indivíduo assim faça uma análise do PT e veja os “erros”? É piada. Chomsky não sabe da própria história americana: sindicato é sempre um mal necessário; ajuda o trabalhador, mas cria um monte de burocratas bandidos. E isso era o que tinha na “Articulação”.

Haddad está na política só por ambição pessoal, carreirismo. Ele é pau mandado de Lula e não tem vergonha na cara. Sua campanha em São Paulo já foi denunciada como tendo usado de caixa dois. Saiu da prefeitura com índice de péssimo prefeito. Chomsky quer que gente assim, comprometida com o ideário do “mensalão” e do “petrolão”, e medíocre em termos administrativos, chegue para o público e confesse “erros”! Ora, não há nada de esquerda no PT, muito menos alguém com capacidade e moral para tal. Não há nada de político no PT. É só gangsterismo. Tanto é que Lula é um Marcola, organiza o crime externo – contra Ciro – de dentro da cadeia. Todo esforço de Lula é o de afastar Ciro, o ministro dele que não compactuou com o roubo do PT. Lula quer Bolsonaro na presidência, de modo que ele possa voltar a ser líder da oposição. Com as trapalhadas que Bolsonaro vier a cometer (coisa fácil de ocorrer, se essa besta for presidente), Lula conseguirá fazer do PT, por sua organização partidária, o elemento ponta de lança dos sindicatos, e abafar novamente uma oposição de esquerda honesta e independente. Ele fez isso com o PSOL, fazendo o partido se dobrar a ele e colocando um Boulos dentro do partido. Fez isso com muitos intelectuais, que não conseguem se desgrudar dos seus tentáculos. Lula é um polvo.

Que Chomsky o visite. Lula adora visitas. Pensa que está em São Borja, como herói. Mas está onde merece: na cela. Deveria estar em solitária.

Paulo Ghiraldelli Jr., 61, filósofo

Tags: , , ,

11 Responses “Chomsky erra sobre muita coisa, e mais ainda sobre o PT”

  1. Renan
    23/09/2018 at 20:30

    Marina saiu do PT pq não foi escolhida “poste” do Lula para 2010

    • 23/09/2018 at 20:54

      Fico com dó de gente como você Renan. Muito. É só ideologia raivosa que não quer aprender.

  2. Orquídea
    23/09/2018 at 08:21

    Prof., estou por esses dias postando alguns vídeos seus no meu perfil do “face” para tentar levar bom senso aos nossos amigos nessa fase eleitoral. Tento aconselhar eles a não votarem no PT nem no radical conservador que virou um… mito (? )

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2477869982439660&id=100006500465631&_mn_=9

    • 23/09/2018 at 10:02

      É uma luta dura essa de fazer as pessoas pensarem. Pensar dói a cabecinha delas.

  3. José Fernando
    21/09/2018 at 07:18

    O PT fazer um comitê dá verdade para avaliar seus erros me evoca a tese kantiana de um tribunal da razão para julgar a própria razão (devidamente caricaturada por Witgenstein com a desconstrução da relevância da suposição de uma situação em que minha mão direita doa dinheiro à minha mão esquerda…).

    • 21/09/2018 at 11:05

      Um tribunal da irrazão para julgar a razão sem razão.

  4. LMC
    20/09/2018 at 17:50

    O discurso do Chomsky dá sono.
    Parece aquele candidato a
    presidente do DCE,ops,PSOL de 2010.

  5. LMC
    20/09/2018 at 16:05

    Que Troll?Eu acompanho o que o PG
    escreve no Facebook diariamente e
    concordo com a maioria das opiniões dele.Jesus…

  6. Tony Bocão
    20/09/2018 at 14:13

    Todo site de respeito tem seu Troll de estimação. Não é LMC?

  7. LMC
    20/09/2018 at 13:11

    Faltou dizer que Marina não compactuou
    com os roubos do PT,mais do que Ciro-que
    depois que saiu do PSDB,virou um puxa-saco
    de Lula e até de Maluf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *