Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

30/05/2017

As Olimpíadas desnudam mídia e visão dos midiagogos


O Jornal Nacional disse que a imprensa internacional não reclamou da torcida brasileira nas Olimpíadas. Já a Globo News, que é feita para o telespectador da classe média mais abonada, foi apresentada uma reportagem dizendo que toda a imprensa internacional reclamou da torcida brasileira.

Nossos ricos precisam ser alimentados pela ideia de que somos bárbaros, enquanto isso nossa população maior precisa receber o mimo de que somos o que há de melhor. Desse modo, pode-se vender a comunicação, ou seja, o espaço de propaganda, para diferentes patrocinadores que visam diferentes públicos. Ninguém fica contrariado.

O mais interessante é ver os professores universitários, mesmo os que sabem línguas, não consigam ver o que ocorre na imprensa no exterior e não consigam analisar a nossa imprensa. Caem fácil no senso comum. O mais interessante ainda é ver os midiagogos sempre ficando com uma das versões, sem nenhuma crítica, sem visão analítica. Alguns deles se dizem filósofos, mesmo sendo barrigudos, como diz Nanini, ou pomposos, como disse acertadamente um jornalista conservador.

Paulo Ghiraldelli, 58, filósofo. São Paulo, 16/08/2016

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Paulo Ghiraldelli

Filósofo