Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

25/07/2017

Temer diz adeus a blogueiros que faziam falso jornalismo


Acabou! Finalmente acabou a rede de mentiras do PT. Bem, talvez continue, mas, não mais com o nosso dinheiro, com o dinheiro público. Foram 14 anos de desinformação bancada por Luis Nassif e seus blogueiros, uma rede que inventava todo tipo de mentira a favor do PT,  criava um montanha de falsidade contra adversários e até mesmo contra a Justiça. Uma rede enorme. O presidente Temer cortou o financiamento de toda essa gente, tirando da folha de pagamento do governo o articulador de tudo. Ele finalmente está na rua, gemendo e chorando, falando em “retaliação política”. Ele ousa achar que tem alguma razão.  O seu rosto, seu olhar, reparem bem, mostra um certo tipo de doença petista, um tipo de patologia mental, não mostra?

No final da época do Fernando Henrique, Nassif não tinha mais emprego no jornalismo privado. Segundo várias fontes (inclusive Mainardi, que fez longa exposição sobre o assunto e conhecia bem os meandros da coisa), Nassif havia usado de dossiês para chantagear políticos e por isso teria sido demitido da Folha de S. Paulo. Verdade ou mentira?  Bem, o fato é que, naquela época, rodou para lá e para cá sem emprego, as portas do jornalismo profissional privado foram fechadas para ele. Sua coluna, significativamente chamada “Dinheiro Vivo”, foi parar em blog e estava para desaparecer. Foi quando guindou-se para o PT (nos anos 90, escreveu vários artigos contra Lula) e deste para o governo. Fez então o trabalho de criar o jornalismo de fachada, que parece jornalismo mas não é. Como é esse tipo de prática? Faz análises, expõe fatos, dá a impressão de ser realmente jornalismo, mas nunca publica qualquer crítica ao governo do PT, ou seja, do patrão. Direta e indiretamente, Nassif fazia campanhas sujas contra juízes, delegados, políticos e até professores (como foi meu caso, quando inventou longa história tola a meu respeito e ao mesmo tempo passou a atacar minha esposa – tudo a partir de uma crítica minha no Estadão, dirigida à petista Marilena Chauí, que o deixou mordido). A partir daí, foi se envolvendo no meio de mais e mais blogueiros, e logo tinha uma rede imensa de Sakamotos e Amorins da vida, e inclusive vários outros menos conhecidos, todos trabalhando em comum acordo em uma organização de criação de factóides que este país jamais havia conhecido. Nassif foi o chefe disso tudo. Ao menos até hoje. Hoje, Temer chutou todos. Estão desolados. Será que irão pedir dinheiro para Palocci, em Curitiba? Mas os bens de Palocci estão bloqueados!

Esse trabalho todo de Nassif teve um efeito interessante. As mentiras foram tantas que o próprio governo, já não sabendo mais de onde vinham, começou a acreditar nelas. A própria invenção da denominação “PIG”, “Partido da Mídia Golpista”, foi criação desse pessoal. Isso enganou Dilma e Lula, e estes realmente acreditaram que não haveria povo na rua contra eles, que tudo era fogo de palha do tal PIG. Diversas vezes Lula e Dilma se basearam em Nassif para “tomar pé na realidade”, esquecendo-se que Nassif era o Stalin capaz de fazer um exemplar único de um jornal, para mostrar para Lênin, dizendo que tudo ia bem (lembram desse episódio, na biografia de Stalin, feita pela filha dele?). Aliás, é fácil mentir para gente ideologicamente comprometida. Basta falar o que querem ouvir, e acreditam. Todo partido que tem um “agitprop” passa a ficar refém dele, como uma máquina voraz de auto-engano.

Acabou! Nassif chegou ao fim. Mas, ratazanas são sempre sobreviventes. Vai agora procurar prefeituras petistas ou governos estaduais próximos do PT, para conseguir manter seu alto salário. Ou algum professor petista vai lhe dar uma assessoria em alguma universidade? Seu grupelho vai cobrar dele mais uma boquinha. Todavia, a rede está desfeita, cada um está procurando se agarrar por aí no que pode ter sobrado do petismo. Estão também olhando eleições: será que alguém do PT não se elege por aí, pelo Brasilzão, e resolve assumir o grupo? Estão sim pensando nisso.

O importante, daqui para diante, é que isso seja denunciado, e que não se deixe mais essa gente aparelhar outras instâncias. Um país que tem essa gente sendo paga com dinheiro público é um país doente. Um país que fomenta a ligação da imprensa ao estado, nem de longe é uma democracia. E se essa imprensa é feita de blogueiros que já não tem mais nada a perder, pior ainda. Estado e imprensa são coisas que devem ficar bem longe um do outro. Estado e blogueiros, mais ainda. Blogueiros pagos pelo PT, nunca mais! Agora é torcer para que Temer não faça o mesmo, pois há também do lado de quem pediu o Impeachment, alguns nassifinhos da vida, loucos para morder o nosso dinheiro, o dinheiro público. São jovens, e sabemos quem são.

Paulo Ghiraldelli, 59, filósofo. São Paulo, 29/09/2016

 

Tags: , , , , ,

19 Responses “Temer diz adeus a blogueiros que faziam falso jornalismo”

  1. tiagojazz
    30/09/2016 at 20:05

    que filósofo! que homem!

    • 30/09/2016 at 21:31

      Tiago, procurando homem? Aqui tem, mas não é para o seu bico neném!

  2. Maria Barros
    30/09/2016 at 16:07

    que pena. Fechar vozes como Nassif e Mino Carta e elogiar Minardi, um egocentrico preconceituoso que diz frases como esta abaixo :

    “o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT”. “É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade de se modernizar, e se modernizar na linguagem”

    • 30/09/2016 at 17:19

      Maria há pessoas como você que querem sustentar os bandidos no governo. Eu não quero. Do meu dinheiro eu cuido.

    • Luciano
      01/10/2016 at 13:22

      Pois é, Maria. O cara elogia um escroque feito o Mainardi, cita pejorativamente o Sakamoto que faz um trabalho ótimo em defesa dos direitos humanos, me manda levar fulano pra casa.. no melhor estilo sheherazade.
      Espero q a esquerda se reconstrua e volte ao poder em 2018 pra cortar na carne a farra de verba de publicidade pra Globo e afins.

    • 01/10/2016 at 13:25

      Luciano o problema de gente como você é que só aceita texto partidário. Eu não. Eu sou filósofo, olho para os textos bem escritos, e se há boa informação, colho. No caso do Mainardi, ele acertou no que escreveu. Tanto é que o Nassif realmente não conseguiu mais emprego. Sobre o fato do Nassif não ser de esquerda, quem seguiu a carreira dele sabe que ele era um detrator do Lula e mudou de posição na hora que pintou dinheiro. Luciano você vai sofrer muito ainda. Mas há uma chance de você fazer algo útil para o seu partido, o PT, que você pensa que é de esquerda. Leve cigarros para o Palocci na cadeia. Ele é pobre, não pode comprar. Tá? Beijão. Sofre mais com este: http://ghiraldelli.pro.br/filosofia/eu-nao-preciso-agradar-entendeu.html

  3. Luciano
    30/09/2016 at 14:50

    Ano passado a Dilma cortou mais de 200 milhões de reais em publicidade da Globo. Eu achei muito bom. Esse dinheiro cortado dos blogs e muito mais vai para a mídia chapa branca. Aqui no meu Estado o governador compra o silêncio da imprensa com publicidade. Temer fará o mesmo agora em nível federal.

    • 30/09/2016 at 17:21

      Luciano, se você está triste, leva o Nassif para sua casa, sustenta ele lá. Agora, se o dinheiro trocar de mão para fazer serviço igual, denuncie, escreva. Não propriamente aqui, mas vá para os jornais. OK?

  4. LMC
    30/09/2016 at 11:25

    Por falar em Temer,o gênio Safatle
    em sua coluna hoje na Folha,é
    contra a reforma educacional
    do governo Temer.Claro,ele
    quer mais é que o circo pegue
    fogo e o palhaço vire torresmo.
    kkkkkkkk

    • 30/09/2016 at 17:23

      É obrigação de qualquer professor ser contra aquilo, meu caro.

    • LMC
      01/10/2016 at 10:38

      Mas o Safatle não disse na
      coluna dele que essa reforma
      veio do governo Dilma.
      Filósofo militante é
      um saco,mesmo.

    • 01/10/2016 at 11:55

      Ele mesmo fez parecer sobre a reforma, e foi contra, no governo Dilma .

  5. Valmi Pessanha Pacheco
    30/09/2016 at 10:39

    Prof. PAULO
    Os “cumpanheros” parecem estar acometidos da Doença de Menière, também chamada de síndrome vestibular, que o senso comum identifica como “crise do labirinto”. Não aquele construído pela genialidade de Dédalo para o cretense Rei Minos. O desequilíbrio e a desorientação espacial que caracterizam o distúrbio, inacreditavelmente são entendidos até como “tropeços da democracia”.
    Nada, entretanto, que não fosse previsto pelos deuses, diante da hybris, tão alardeada durante esses longos anos pela soberbia do Sr.”Comandante Supremo”.

  6. Valmi Pessanha Pacheco
    30/09/2016 at 10:28

    Prof. PAULO
    Os “cumpanheros” estão acometidos da Doença de Mèniere, também chamada de síndrome vestibular, popularmente conhecida como “crise de labirinto”(não é, infelizmente, aquele famoso construído pela genialidade de Dédalo para o cretense Rei Minos). Andam até, inacreditavelmente, ” tropeçando na democracia” face ao desequilíbrio e desorientação espacial. Nada que não fosse previsto pelos deuses, diante da hybris, frequentemente alardeada pela soberbia do “Sr. Comandante Supremo” ao longo de todos esses anos.

  7. José do Carmo
    30/09/2016 at 09:15

    O Nassif também trabalhava na TV Brasil na época do PT. Tinha lá bons programas sobre política. Fez uma entrevista histórica com a presidenta Dilma.

    • 30/09/2016 at 09:30

      Felizmente estamos livres dessa corja. Ou quase!

  8. Diogo Luís Alencastro da Silva
    30/09/2016 at 08:14

    Oi

  9. ivan lázaro
    29/09/2016 at 19:15

    A demissão do presidente da EBC era pra isso, como não conseguiu Temer resolveu ser drástico. Mas sim, ele vai fazer o mesmo, e com dinheiro público! “Escondido na ‘verba pra publicidade'” como disse uma amiga jornalista. Talvez vejamos esses mesmos blogueiros “virando a casaca” pra manter a boquinha, se fizerem isso vão mostrar o quanto são fiéis, né? Hahahaha!

  10. Douglas
    29/09/2016 at 19:05

    Realmente ele fazia campanhas sujas! Uma delas foi na época do julgamento do Mensalão, o Nassif chegou a chamar o ministro Joaquim Barbosa de “homem mau” e ainda por cima dizendo que ele foi um desperdício pro STF… Mas qual seria o motivo? o motivo foi apenas dele ter condenado vários petistas, um deles, o José Dirceu. Que jornalista mais inútil, não é mesmo? Temer fez mais do que sua obrigação de tirar esse jornalista escroto que vivia sendo sustentado pelo nosso dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *