Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

22/09/2017

Festa Junina na Casa do Saber?


1973. Primeiro Colegial. Eu adorava a festa junina da minhas escola.

Minha mãe era orientadora pedagógica, meu pai diretor, os professores e alunos todos se engajavam na festa. Era dinheiro para a “Caixa Escolar”, que ajudava o aluno pobre em necessidades mais imediatas. Mas era, antes de tudo, um encontro de socialização fantástico.

Era onde começávamos a colocar nossas recém-adquiridas identidades para funcionar. O jogador de basquete da escola, o dançarino, o músico, a menina estudiosa, a menina bonita, o engraçado, o organizador etc. – cada aluno começava a testar o que era desfilar na quadra de esportes com sua identidade. Testava-se. Namorava-se.

Tudo isso foi para o ralo.

paulinho_1960_paulo_2006Salários baixos levaram a se ter professores de cabeça baixa e pouco qualificados. Alguns ficaram até com raiva das festas juninas. Alunos pobre violentados na rua violentam a escola.

Secretários da educação, prefeitos e governadores acompanham tudo isso no ritmo que a sociedade pede, porque nossa sociedade não quer mais a educação pública. Quer apenas o diploma. Nem mais os ricos querem educação, querem a farsa da Casa do Saber.

Vivemos no Brasil que se perdeu ao se ganhar.

Pertenço a um outro Brasil, que construíamos em uma rota inteligente. Era um Brasil que os intelectuais de direita de hoje (na modinha) ou da esquerda carcomida (que ainda manda) não conseguem entender de modo algum. Pois estes são os ricos pobres de hoje, os pobres de espírito.

Paulo Ghiraldelli, 56, filósofo, autor de A Filosofia como crítica da cultura (Cortez)

Tags: , , , ,

2 Responses “Festa Junina na Casa do Saber?”

  1. Alberto Santos
    01/06/2014 at 05:12

    Paulo, eu já me emocionei com vários post aqui, mas esse eu lamento e fico triste.

    • 01/06/2014 at 12:05

      Alberto, o tempo passa. Mas, não é bom que sejamos amigos depois de tantos que passaram e de tantos que nos deixaram e sumiram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *