Go to ...

on YouTubeRSS Feed

28/02/2020

A “sociedade da informação rápida” trai Lula e Dilma


“Sociedade da informação rápida”. Isso é mais que sociedade da informação. Segundo Sloterdijk, este é um dos elementos de uma situação de desoneração que caracteriza a modernidade nos dias atuais. Tudo é sabido por todos.

Demoramos para construir a figura da consciência que se acha indevassável, secreta, e eis que agora, mesmo na nossa individualidade burguesa ou moderna, somos postos a nu por mecanismos eletrônicos que transmitem informações sem as quais não podemos mais viver. Tais informações tornaram a vida mais leve. Mas, ao mesmo tempo, ainda não temos uma subjetividade pós-moderna, preparada para essa total exposição.

Como eu avalio isso? Cada vez mais seremos expostos a mecanismos que irão nos fazer ou ficarmos honestos demais ou completos sem-vergonhas. O futuro dirá.

Os governantes do mundo todo e também os maridos e esposas infiéis estão com dificuldade de aprender isso.

No caso de Dilma e Lula, eles entraram por um duplo erro: 1) primeiro, desconsideraram que poderiam estar sendo grampeados, mesmo fazendo falcatruas e sendo investigados; 2) desconsideraram que o mundo em que vivemos, se há gente que ainda quer privacidade, há milhões que nunca sequer tiveram, e que não querem mais essa privacidade que faz com que os governos e os poderes de estados possam tramar contra eles – contra nós todos.

Foi isso que se abateu com a esquerda americana. Obama foi pego de surpresa pelo Wikileaks. Entre a segurança americana e entre os direitos dos cidadãos de saberem a verdade dos governos, o que fazer? Os democratas liberais e de esquerda na América, ao ocuparem cargos governamentais, ficam em dificuldades para decidir o que a direita, por sua vez, já decidiu. Esta, esconde tudo sem problemas. Fez isso na invasão do Iraque. Os liberais não podem agir assim. Eis o drama.

No Brasil, Dilma, Lula e o PT não possuem esse drama: é moral e legal divulgar tudo, mas isso nos Estados Unidos, aqui, se eles estão no governo, e estão tramando contra nós (como sempre estão), então, é ilegal e imoral um juiz corajoso colocá-los expostos na TV. É assim que pensam. Possuem cérebros suficientemente ideologizados para tal. Mesmo quando falam em “legalidade de vazamentos”, não vamos nos enganar, estão só se protegendo para esconder as tramoias que, agora, já conhecemos.

Bonner e a TV Globo, bem como Moro, cumpriram um dever de cidadania. Não há razão de se intimidar contra o poder de governo ou poder de estado – assim pensaram. Respirei aliviado. Não é fácil tomar a atitude que tomaram. Não é fácil mesmo!

Nada como a liberdade de informação. Talvez todos os governantes só fiquem mais sem vergonhas daqui para diante, levando todos nós junto com eles, mas, não há outro caminho. A vida exposta veio para ficar. O mundo será um eterno reality show espetacular. Bem vindos ao fim da privacidade, para o bem e para o mal.

No caso da exposição que mostrou Dilma e Lula tramando contra nós, adorei saber. Deveria eu ser enganado? Todo mundo sem rabo preso e sem ideologia de dinossauro, também adorou, junto com os que, claro, só querem vingança. Mas, cá entre nós, até a esquerda honesta quer vingança. Lula traiu os ideais liberais e de esquerda e está tentando enterrar tudo junto com ele. No caso específico, ninguém mais aguentava as mentiras de Lula e sua capacidade de sempre querer estar acima de tudo e bradar como “o homem mais honesto do mundo”, tão honesto que podia fazer “mensalão” e “petrolão”.

Os ideais liberais e de esquerda, volto a insistir, estão se saindo vitoriosos nesses episódios todos, ainda que o preço a pagar seja o fim de determinados setores liberais e de esquerda que quiseram compactuar com a desonestidade. Claro que, como disse, tudo isso pode dar errado. Não descarto que, por conta da super exposição, toda a sociedade fique inteira sem vergonha. Mas, isso deverá ser um outro capítulo da narrativa da desoneração na “sociedade da informação rápida”.

Paulo Ghiraldelli, 58, filósofo.

Tags: , , , ,

27 Responses “A “sociedade da informação rápida” trai Lula e Dilma”

  1. Zeca
    17/03/2016 at 23:07

    Paulo, escorregou. Hà que se manter a legalidade. Quero que prendam os ladrões, mas que se sigam as leis. Patinou sim

    • 18/03/2016 at 11:22

      Zeca antes de tudo se informe, e olha, eu não acredito que você, sendo petista, quer combater corrupção. Não mais. Petista a essa altura do campeonato, mesmo petista 2.0, é bandido.

    • Zeca
      18/03/2016 at 13:32

      Paulo, você simplesmente me desqualificou. Chamou-me de petista(sem que eu seja e consequentemente bandido), desinformado sem dizer sobre o quê. Mas ,não rebateu o argumento: legalidade. Não preciso dizer nada sobre condenações sumàrias, não é? Continuo lendo seus textos, que me enriquecem. Mas discordo às vezes.

    • 18/03/2016 at 13:34

      Zeca, já que você ficou tristinho, aqui vai: EM 14 ANOS DE GOVERNO o PT não cuidou da infra-estrutura do país, não melhorou a educação pública, não atenuou a matança de gays e travestis, não conseguiu implementar de fato políticas a favor de minorias, não soube fazer a gestão da coisa pública sem corrupção e, pior, trouxe os sindicatos de volta ao atrelamento ao estado, como no passado do populismo pré-64. Além do mais, o PT criminalizou os movimentos sociais – lembram do “não vai ter Copa”, quantas pessoas foram presas e intimidadas? A bolha de consumo criada em curto período do governo Lula foi igual a bolha de consumo criada no regime Médici, por Delfim Neto (aliás, consulto de Lula!). Alguns anos e … pimba, inflação mais recessão de novo. O banditismo do PT aliado a essa merda de gestão justifica a defesa do governo? Não! Não dá. Chega. Deixem agora o Maluf, aliado de Lula e Haddad, pagar tudo isso, já que ele é um dos indicados para julgar o Impeachment de Dilma, a louca do Planalto. – PAULO GHIRALDELLI
      facebook.com/ghiraldelli.filosofia

    • Zeca
      18/03/2016 at 14:15

      Tristinho não. O brigado pela atenção. Desta vez não fechamos. Aguardando próximos post.

    • 18/03/2016 at 14:35

      Zeca, não escrevo para você ou para “fechar”. Vá ler outra pessoa. Aqui não é seu lugar.

    • Zeca
      18/03/2016 at 14:51

      Escreves para adolescentes , gente intelectualmente fragil, que batem palmas, leem, as vezes, mas não podem pensar. Não precisa responder. Nao vou ler. Sabes quem tu é és

    • 18/03/2016 at 15:02

      Zeca escrevo para adolescentes e adultos, exatamente para quem lê sem gemer. Agora, adolescente é que faz o que você fez: “não precisa responder que não vou ler”. Ou seja, ficou magoadinho porque lhe dei um pé na bunda. Mas você, no fundo, gosta do pé na bunda e vai ficar aqui lendo sim. E vai tomar mais pé na bunda. E vai voltar. Gente como você apanha e se apaixona.

  2. Joao Oliveira
    17/03/2016 at 21:47

    Paulo Ghiraldelli, se o produto da super exposição é fatalmente a instalação da semvergonhice, como fica a moral pré-compreendida pela tradição, alteridade e intersubjetividade?

  3. Maximiliano Paim
    17/03/2016 at 18:21
  4. Diego
    17/03/2016 at 13:59

    Me desculpe acho que me expressei errado, eu quis dizer em relação as pessoas. Se você acredita que essa briga de torcidas vai gerar uma certa violência nas ruas? eu vi umas notícias de agressões com pessoas que não tinham nenhuma relação com protesto e nem com PT.

    • 17/03/2016 at 15:42

      Diego, minha resposta continua a mesma.

    • Diego
      17/03/2016 at 16:51

      Entendo, é porque eu estou vendo uma galera meio afobada temendo uma guerra civil apesar de eu não achar que chegue a tanto.

  5. Armando
    17/03/2016 at 12:15

    Paulo, Moro não desrespeitou as leis de Segurança Nacional ao gravar uma presidenta?

    • 17/03/2016 at 13:38

      Armando, quer dizer que agora o discurso do PT é igual ao discurso da Ditadura Militar? “Segurança Nacional”? Essa expressão sempre é usada para que o estado possa perseguir o cidadão transformando-o em inimigo interno.

  6. Afonso
    17/03/2016 at 09:57

    “Os democratas liberais e de esquerda na América, ao ocuparem cargos governamentais, ficam em dificuldades para decidir o que a direita, por sua vez, já decidiu. Esta, esconde tudo sem problemas.” – e não continua a ser assim, professor? Globo e Moro cumpririam tal dever de cidadania se fossem outros os ocupantes do Planalto? Esse relativismo (parece) não ajuda em nada, sei – mas ficamos ‘patinhando’ (na lama, pelo visto) sem avançar na discussão política. O certo é que estão expostos os escaninhos (e esgotos) desse ‘fazer político’.

    • 17/03/2016 at 10:35

      Afonso, que relativismo? Que patinação? Eu não estou em relativismo nenhum muito menos em patinação. Adorei o Moro e o Bonner enrabando os falsários que querem nos enganar.

    • Afonso
      17/03/2016 at 16:38

      Professor, não estou acusando-o de relativismo – essa tática (de relativizar argumentos), aliás, é alimentada pelas ‘guerrilhas’ de lado a lado, cada uma tentando desqualificar (ou eliminar) a outra (e o Sr mesmo a tem apontado em comentários ou textos, se não estou enganado). Pelo menos o “modus operandi” político está totalmente exposto – para quem tinha alguma dúvida de como funcionam as coisas (do poder), não dá mais para alegar ingenuidade. De qualquer forma, de boas intenções (seria essa desconfiança um traço do homo-brasiliensis?) o inferno está até as tampas – de ‘paternais’ populismos e salvadores da Pátria (todos bem financiados) deveríamos estar vacinados. Que nos salve a filosofia desnudando os reis (já desnudos) e as armadilhas dos discursos.

    • 17/03/2016 at 19:39

      Afonso minha análise é tão clara, e de certo modo tão descritiva, que nem há muito o que comentar. Os petistas sabem que Lula roubou. Há muito os petistas já não são mais só tontos, são desonestos. Eles aceitam o roubo. Vivem disso.

    • LMC
      17/03/2016 at 11:07

      Afonsinho,NÃO FOI SÓ A GLOBO
      QUE DIVULGOU OS GRAMPOS,
      PORRA!!!!!!

    • Guilherme Picolo
      17/03/2016 at 12:26

      Entendo que representantes políticos, figuras públicas, mandatários e ocupantes de cargos públicos em geral, incluindo o bêbado em questão, deveriam saber e esperar que o seu dever de transparência reduz substancialmente o nível de privacidade que gozariam longe desta condição.
      *
      Por isso deveriam ao menos evitar tramar seus crimes e trambiques por telefone e seguir o exemplo dos filmes do Scorcese, nos quais os mafiosos sempre confidenciam suas tramoias dentro de um carro, de preferência em lugar ermo – e com a mão na frente da boca para evitar leitura labial…
      *
      Mas nem pra ser um gângster decente essa mulambada serve!!

  7. Orquideia
    17/03/2016 at 08:40

    Com grampo ou sem grampo,o sr.Lula vai ser o seu ministro,prof.Ghi. [fio de antena…]

    • 17/03/2016 at 10:36

      Tanto faz, minha cara, acho que você não entendeu nada do que escrevi.

    • Orquideia
      17/03/2016 at 22:23

      Entendi,prof; por esses dias mesmo imaginei que uma das armas para melhorar a política é justamente impedir o anonimato das ações dos seus representantes,mas que a “transparência forçada” então vai acabar atingindo todo mundo.
      Minha réplica anterior foi por indignação com o que eu soube pelas notícias.

  8. Diego
    17/03/2016 at 03:16

    Paulo, como você enxerga essa polarização ideológica atual, ainda mais depois desse ocorrido com o Lula? Acredita que tende a ficar mais agressivo?

    • 17/03/2016 at 10:36

      Diego, essa não é uma questão minha. Não temo a agressividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *