Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

30/05/2017

De tesoureiro em tesoureiro …


O PT vai para o segundo tesoureiro preso. Qual a atitude do partido? Na vez anterior, com Delúbio, Lula primeiro disse que iria “cortar na carne”, depois, entusiasmado com o êxito do marketing de seu governo no exterior, inventou de querer dar uma de Stálin: vamos apagar a história. E aí saiu com aquela de dizer “vou provar que o mensalão nunca existiu”. Mas existiu e Barbosa, nomeado por Lula para o STF, colocou Delúbio e a quadrilha petista na cadeia. Barbosa havia se criado no tempo de um PT que Lula prometia que seria honesto.

Agora é a vez de Moro, não mais de Barbosa, fazer justiça e ganhar da militância petista não  “obrigado pelo aprendizado”, mas um revide suicida igual ao feito da vez anterior. Mas o roteiro é o mesmo. Dilma dizia até poucos dias atrás que iria apurar até o fim; bem, o fim é este: a cunhada do atual tesoureiro do PT fugiu. Vaccari é o Delúbio da vez. Até a postura e a barba, a falsa tranquilidade e a carinha de “soldado do partido” é igual. Na cúpula, todo o PT, que se elegeu com o dinheiro recebido por ele, se requebra mas cumpre o pacto de sangue: “quem for pego e for petista não deda o outro e vai para o sacrifício”. Ser tesoureiro era isso. Ser tesoureiro é isso. Ser petista virou isso. Não há perfume de Paris que faça alguém ficar na sede do partido mais que cinco minutos.

O PT acredita que Lula tem poderes demiúrgicos. Que sai às ruas e domina o povo. Acredita que a máquina de propaganda que se finge de jornalismo, montada pelo “banana” Luís Nassif com o nosso dinheiro, consegue reverter qualquer má reputação do partido. Trata-se de uma máquina que vende a imagem de ser poderosa, e e´ mesmo, pois conta mentiras que são depois tomadas por verdade até pelos petistas que mandaram contar as mentiras! Aliás, faz parte da história de partidos políticos assim, burocratizados e gangsterizados, gerarem uma militância que acredita na mentira que é sabidamente mentira. A vontade do auto-engano é de um silêncio ensurdecedor.

Com isso o PT não só vai se destruir de vez, mas vai arrastar com ele ideais nobres de melhoria da vida dos trabalhadores e de uma política social mais digna para as minorias. Só o PT conseguiu colocar na agenda brasileira essa junção que trouxe para o mesmo leito as diretrizes trabalhistas da esquerda europeia, de cunho social democrata, e as diretrizes das políticas em favor de minorias, da esquerda americana de cunho liberal. Tudo isso pode ir água abaixo. Com o enfraquecimento da esquerda, a direita pode deitar e rolar no seu incentivo ao mundo de trabalho informal e desregulado, no seu silêncio diante dos que fazem discursos contra os direitos humanos e coisas do tipo. Dizer que hoje gente como FHC poderia conter um “Tea Party” unindo DEM e muita gente do PSDB é bobagem. O charme de FHC não conquista essa direita que emergiu agora, totalmente brucutu, pessoas que apoiadas por gurus que escrevem mal e citam o que não leram.

Assim, de roubo em roubo o PT foi se elegendo e ao fim e ao cabo cumpriu não os desígnios de Marx, mas os de Weber. Foi este último que disse que as organizações burocráticas podem mesmo parar de funcionar no sentido de realizar seus fins para funcionar no sentido de automanutenção somente. Eis o PT! Hoje o PT não olha mais para o Brasil. Nem como desculpa. Tudo é feito pela sobrevivência.

Não vai adiantar. A sobrevivência de um partido de direita é fácil de ocorrer junto com a corrupção. Sempre houve isso. A esquerda não tem essa prerrogativa. Para existir ela precisa ser virtuosa. A militância espontânea do PT, esta que recuperou a estrela na gaveta para dar mais um voto de confiança para Dilma, agora não vai mais acompanhar o partido. As pessoas não vão chorar na cela de Vaccari. Esqueçam.

Paulo Ghiraldelli, 57, filósofo.

 

Tags: , , , , , , , , ,

10 Responses “De tesoureiro em tesoureiro …”

  1. Claudio
    22/04/2015 at 17:28

    Paulo obrigado mais uma vez pelo excelente artigo! O senhor escreveu sobre algo que sempre me preocupou, que é o fato destes problemas causados pelo PT arrastarem para o buraco as “coisas boas” que o PT conseguiu iniciar e que esperei tanto tempo … As políticas de cunho social democrata.

    Esse prejuízo será a pior herança que o PT deixará. Uma visão da esquerda tipicamente coxinhista! Tem coxinha que parece até feliz com tudo isso.

    • 22/04/2015 at 19:16

      Claudio. Talvez como certo tempo consigamos separar as coisas, e não fazer o que o Pondé vem fazendo.

    • LMC
      23/04/2015 at 11:33

      Cláudio,chamar quem não
      é do PT de coxinha,é igual
      chamar quem é do PT de
      petralha.O problema do
      PT é que ele ainda adota
      o anti-americanismo como
      um dogma.Teve um
      deputado do Acre,um tal
      de Sibá,que disse que
      quem protestou contra
      o governo petista nas ruas
      recebeu grana da CIA.
      Só rindo,mesmo.

  2. 18/04/2015 at 10:45

    Quando saí do PT em 2009, ao ver estampada na primeira página dos grandes jornais a foto de Lula cumprimentando o senhor Paulo Maluf, ambos sorrindo um sorriso colgate, vários meus antigos “companheiros” me chamaram de traidor! Eu apenas disse: não se pode acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo!!! Deu no que deu e a vela de Deus está se apagando!!! A sabedoria popular não diz que o demônio sempre volta para cobrar a alma?

    • 19/04/2015 at 23:55

      Chico o PT vai levar o PSOL junto. O PSOL repete os erros ideológicos do PT, igualzinho. Pouca democracia interna e uma visão antimericanista do mundo e uma concepção tradicional do socialismo.

  3. vera bosco
    18/04/2015 at 07:54

    É. Nem Vaccari,nem Friboi.

  4. Maximiliano Paim
    17/04/2015 at 12:31

    Agora sim a estrela está vermelha, mas porque está a morrer.

  5. Eduardo
    16/04/2015 at 22:17

    Paulo, desde que comecei a ler o blog senti o quanto cresci intelectualmente com seus escritos. Foi quando percebi que o mundo preto e branco de esquerda x direita não é o único que existe. Aqui encontrei crítica de verdade, ao invés de esculhambação e militância. Quase não comento porque prefiro a reflexão sobre o que leio. Tenho formação e atuo como professor de história e o que tenho lido aqui tem me ajudado muito a repensar o dia-a-dia da sala de aula e a formação do jovem. Vejo alguns colegas dizendo que o PT está sendo perseguido pela grande mídia, que o partido está sendo caçado sem piedade, que há uma tentativa de golpe em curso para destituir Dilma e por aí vai.

    É possível perceber que para algumas pessoas as conquistas sociais do governo minimizam seus atos de corrupção e logo vem o argumento de que o PSDB também é corrupto. Como é possível a esquerda se tornar tão cega, surda e incapaz de auto-crítica? Mas mesmo os militantes mais cegos não vão segurar por muito tempo essa sujeira sem fim. Mas os portais de esquerda na internet não fazem esse tipo de crítica que você faz aqui. Ficam tergiversando, divagando em torno de coisas de menor importância. O que se pode esperar de uma esquerda incapaz de auto-crítica?

    Pior ainda é ver a direita querer terceirização, intervenção militar e chamar o PT de comunista. Estamos realmente em um tempo de muita ignorância.

    • 16/04/2015 at 23:56

      Eduardo no passado também era assim, só que não víamos, pois conversávamos de modo seleto, agora com a rede social vemos todo tipo de conversa chegando aos nossos ouvidos. Mas, é claro, de forma ampliada, porque soma-se a isso mais de 20 anos de ensino médio destruído. Olha minha sugestão de leitura: http://www.livrariacultura.com.br/p/filosofia-politica-para-educadores-81949694

    • LMC
      23/04/2015 at 11:38

      Edu,a terceirização não tem
      nada a ver com esquerda-
      direita-PT-PSDB,etc.
      Agora,quem pede
      intervenção militar age
      da mesma forma
      como aqueles que
      acham que Cuba ou
      Coréia do Norte não
      são ditaduras,por
      exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Paulo Ghiraldelli

Filósofo