Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

01/05/2017

O que é democracia liberal?


A democracia liberal não é um bem em si. Como tudo, ela precisa provar a nós mesmos que gostamos dele que vale a pena ser aperfeiçoada. Para isso, a conversa sobre ela é perigosa, pois pressupõe conversarmos seriamente, ou seja, até a respeito de abandoná-la. Essa é sua contradição, defeito que é virtude.

Para iniciar conversa:

 

Tags: , , , , ,

4 Responses “O que é democracia liberal?”

  1. Felipe
    09/02/2016 at 00:09

    A democracia seve ser amplamente discutida, criticada. O estatuto de sacrílega torna-a inócua, inepta, passível de alterações e, por conseguinte, condescendente com ditaduras, políticas deletérias. A ditadura perfeita terá as aparências de uma democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros sequer sonharão em escapar, enebriados pelo consumo e o divertido, ou seja, terão amor à sua escravidão.

    • 09/02/2016 at 01:02

      Felipe. Não sei se alguém fica enebriado pelo consumo e pelo divertimento. Essa é uma tese fácil demais. Tento algo mais complexo que isso, a partir de Rorty, Debord, Agamben e, claro, Sloterdijk. Chamo de sociedade da leveza.

    • Felipe
      09/02/2016 at 23:09

      Professor, caso o senhor possa explanar sua tese, ficaria grato. Ou, do contrário, já tenha publicado textos referentes a mesma, peço desculpas. Muito obrigado por responder!

    • 09/02/2016 at 23:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Paulo Ghiraldelli

Filósofo