Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

24/03/2017

O mundo de Deus e de Jesus


O que é “o mundo” na descrição bíblica? Pode ser apenas … o mundo?

A passagem de Lucas (1) que relata Jesus dizendo que os que nada têm devem ficar alegres, pois serão supridos, e os que têm sofrerão, pois receberão a falta, é curiosíssima. Ela pode ser lida do mesmo modo que lemos (eu, ao menos) a de Caim e Abel, como mera descrição de um mundo que anda pelas próprias pernas. Pois é claro que quem não tem, não pode perder, só pode vir a ganhar (ou ficar como está), e quem tem só pode vir a perder (ou ficar como está). A mesma lógica do relato sobre Caim e Abel: não há merecimento, só destino. Deus ou o Destino escolheu Abel por ele … não ter feito nada pelas próprias mãos, apenas ter seguido o curso da vida.

A palavra de esperança de Jesus (e de desesperança para alguns) pode simplesmente não ser outra coisa que uma mera banalidade de constatação das coisas “como elas são”, rotineiras, sujeitas à causalidade regrada ela casualidade. Nada além disso. Mas, se é assim, Jesus não falou nada? Não deu mensagem? Ora, mas não é isso mesmo, o aviso da existência da causalidade sob a casualidade uma grande mensagem?
Paulo Ghiraldelli, 57, filósofo.

(1). Evangelho de Lucas 6,20-26

Tags: , ,

One Response “O mundo de Deus e de Jesus”

  1. duardo
    02/06/2015 at 15:52

    Muito bom , achei interessante o comparativo de duas passagens , uma no novo e outra no velho testamento. de fato poucos coseguem entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Paulo Ghiraldelli

Filósofo