Go to ...

on YouTubeRSS Feed

15/12/2017

O homem fracassado enroscou em você?


Não é que mulher não gosta de homem fracassado. Até gosta. Umas, inclusive, por serem super inseguras, amam homens que não conseguem ir ao banheiro sozinhos. O que ocorre é que a mulher procura um amor-paixão só aos treze para quatorze anos, depois disso ela procura segurança. Uma mulher para além de quinze anos, começa a ter medo do fracassado. Tudo que ele pode lhe dar de futuro é a desgraça de ficar não sozinha, mas mal acompanhada. 

Quem é o homem fracassado? Há dezenas de tipos. Mas, é claro, o fracassado autêntico não depende do que ocorre no emprego ou quanto à beleza ou o dinheiro e coisas do tipo. Não! Há homens pobres vitoriosos. Há homens feios que são orgulhosos e são pegadores de mulheres lindas. O fracassado que denota fracasso é o frustrado. É aquele que se programou para fazer o que não fez. Essa é a pior espécie. Ou melhor, a real espécie. Ele saiu de casa para ser médico, e não virou médico. Seu pai o queria médico e ele mesmo queria isso. Mas não foi adiante. Fracassou. Esse indivíduo pode ficar rico, ter sucesso em várias coisas. Todavia, ele jamais superará a marca do fracasso.

Não estou falando daquele que imaginou ter um dom e, ao ser testado, não deu certo. Estou falando daquele que depositou expectativas em si mesmo, ainda que não fossem expectativas únicas, só suas. Afinal, nunca nossas expectativas são só nossas. Este, quando desiste, pode vir a ser qualquer coisa com êxito, mas seu rosto, sua escrita, suas teses, seu modo de fazer sexo e aspectos vários mostrarão sempre um fracassado. E o pior: se tem uma coisa fácil de ver é o fracassado. É que ele é sempre alguém dirigido, nunca dirige.

Ele é alguém dirigido, nunca dirige sua própria vida. Caso seja um executivo, acaba tendo consultores incapazes perto dele, mas que o comandam. Caso seja um escritor, acaba escrevendo o que sua claque mais burra solicita, e não arrisca nada. O fracassado vive dizendo que é corajoso, porque ele é o mais covarde dos homens. Sua confiança em si mesmo é zerada, uma vez que ele tentou ser o que devia ser, teve condições e, no entanto não conseguiu. Não há mulher que consiga conviver com um homem assim. Não raro, esse desgraçado tem ejaculação precoce. É um bolha.

É interessante ver os grandes filósofos, como eles podiam ser tristes ou alegres, faladores ou quietos, ricos ou pobres, mas a marca da ousadia sempre esteve presente. Marx foi de tropeço em tropeço em termos de ganhar dinheiro, mas sua mente era a de um vitorioso, que de fato ele foi. Recolheu-se para estudar e se propôs dar uma compreensão da modernidade inédita e magistral. Fez O capital. Morreu extremamente tranquilo. Sabia-se vencedor. A morte de Sócrates denota algo parecido. Ele havia se proposto a cumprir a intimação do Oráculo de Delfos, e foi para a morte sabendo ter de fato realizado sua missão. Heráclito foi assim também, tanto é que ele foi autor de obra aforismática que ele próprio depositou nos pés da deusa do templo de Éfeso. Ele se viu, acertadamente, como quem falou pelo Logos. As biografias dos filósofos jorram sucesso nesse sentido, de cumprimento do autoproposto. É exatamente o contrário disso que é o fracassado.

A mulher pressente que um homem assim, fracassado, não pode lhe trazer felicidade de espécie alguma, menos ainda na cama. O frustrado termina levando o que deveria ser e não foi para cama. Por isso, se alguma mulher cai de vítima de um infeliz desse tipo, em geral com mágoa de tudo, do tipo de velhotes fascistas em fila de banco, ela logo se torna velha, desleixada, e se acostuma a ser também uma fracassada, por ter casado com o fracassado. Ela se imagina, inclusive, como incapaz de conquistar outro homem.

Cuidado, não seja uma mulher anzol desse tipo de minhoca.

Paulo Ghiraldelli Jr, 57, filósofo

Tags: , , , ,

10 Responses “O homem fracassado enroscou em você?”

  1. 23/11/2016 at 11:23

    Oi Paulo! Achei interessante seu artigo. Acho que toda mulher tem suas fases: a fase de gostar de homem inseguro, a fase de gostar de homem mais forte, que lhe dê segurança, a fase de gostar de garotões e a fase de gostar de homens mais maduros. Tudo depende da fase na vida que a mulher está passando. Mas acredito que homem fracassado cansa muito rápido, se torna um filho para você cuidar e mulher já tem muita coisa para se preocupar, e se preocupar com homem inseguro, fracassado aí não dá né?! Beijos.

  2. 26/04/2016 at 21:01

    Ótimo tema, bem abordado.
    É sempre bom conhecer mais sobre o assunto.

  3. 06/12/2015 at 18:05

    Concordo com cada palavra dita, é isso mesmo, parabens pelo texto.

  4. 18/11/2015 at 00:10

    Concordo plenamente. Belo texto, meu caro

  5. Roberto W.
    26/05/2015 at 23:15

    Só achei estranho essa parte: “Esse indivíduo pode fica rico, ter sucesso em várias coisas. Todavia, ele jamais superará a marca do fracasso”. Quer dizer que uma vez perdedor sempre perdedor? O que me diz daquela frase: a qualidade do vencedor é nunca desistir!

    • ghiraldelli
      26/05/2015 at 23:57

      Roberto leia de novo, tudo. É incrível que você não tenha conseguido entender? Leia o texto como um todo, de cabeça limpa. Meu Deus!

    • sonia
      27/05/2015 at 13:21

      Acho q o Paulo quis dizer q a pessoa pode ser rica, vencedora em alguma coisa e mesmo assim ser fracassada, certo?

    • ghiraldelli
      27/05/2015 at 13:27

      É Sônia o texto é tão claro!

    • roberto
      30/05/2015 at 20:44

      Isso o que a Sônia disse eu já sabia. Antes mesmo de ler o artigo na verdade. Posso até complementar dizendo que há pessoas “vencedoras em alguma coisa” e que “mesmo assim são fracassadas” por pelo menos um dos seguintes motivos: não atingiram uma meta autoproposta ou são má-vistas por não terem o que os outros consideram como “troféus dos vencedores”: carro, dinheiro, mulher,etc. Todavia, minha pergunta foi em cima do trecho que eu transcrevi. Ele esta ambíguo. Veja, o artigo exemplifica o caso do rapaz que saiu pra ser médico e mesmo não conseguindo o ser, obtêm êxito em outras áreas. Na outra frase, o artigo diz que ele jamais superará a marca do fracasso. Ora, isso quer dizer que ele sempre sentirá essa marca? ou que os outros sempre verão essa marca? ou as duas? Percebe a ambiguidade? É isso aí. Minha cabeça é limpa. Tanto que leio o texto como um todo sem deixar escapar esses detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *