Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

27/06/2017

Não existe propriamente heterossexual e…


Sexo e identidade. Há alguém heterossexual enquanto homem-sexual ou mulher-sexual? Ou há alguém homossexual enquanto homem-sexual ou mulher-sexual?

Do ponto de vista de nossos desejos não somos homossexuais ou heterossexuais ou X-sexuais. Gostamos de pessoas. Aliás, podemos nos excitar com as mais estranhas figuras ou objetos. Agora, se em uma sociedade determinada a identidade dita sexual conta na apresentação da identidade social, pode-se apresentar uma que convenha para o que se quer fazer.

Nesse caso, então, é bom que o liberalismo vigente no Ocidente nos garanta liberdade de escolha para tal, sem que existam sanções para além daquelas que são postas para os casos de agressão física ou psicológica dos envolvidos. Por exemplo, alguém pode ter desejo pelo seu cão, mas não deve a sociedade com isso autorizá-lo a apresentar sua identidade sexual como a de zoófilo, pois a zoofilia não é o caso de ser legal, no mundo liberal, uma vez que atinge uma parte que, pelo que sabemos até agora, não tem o direito de opção.

Paulo Ghiraldelli, 57, filósofo, autor entre outros de Sócrates: pensador e educador -a filosofia do conhece-te a ti mesmo (Cortez, 2015).

Tags: , ,

2 Responses “Não existe propriamente heterossexual e…”

  1. roberto quintas
    30/06/2015 at 14:58

    considerando que o gênero é uma construção social, nós não somos estritamente hetero/homo sexuais. somos pessoas sexuais. onde o relacionamento importa, há que ter maturidade e consentimento.

  2. Rogerio Batatinha
    24/06/2015 at 20:10

    Isso é verdade Paulo, somos polisexuais se assim posso dizer, podemos sentir prazer com ilimitadas coisas, mas creio que nos seres humanos temos sim uma preferencia específica que diz respeito a questões biológicas, como certas pessoas por sexo oposto, ou do mesmo sexo, enfim, pois estão relacionadas com nossa alma inferior, ou algo puramente corpóreo. Não é algo de determinante, não nos impede de fazer o oposto da nossa preferência porque também somos seres racionais e não escravos do corpo… Mas onde eu quero chegar, como muitos dizem a questão da heterossexualidade do homem seja algo cultural, eu não o vejo dessa forma, não quando vejo amigos gays meus que só sentem prazer com companheiros do mesmo sexo como isso pode ser exclusivamente cultural? Então eu o perguntei como ele descobriu isso e ele me falou que sempre foi assim desde pequeno. Isto é, pode existir uma pitada de corpo a respeito apenas da SEXUALIDADE(não dos papeis de gêneros existentes). Enfim, independente da causa, o foco deve ser na educação desde o infantil no respeito as diversidades, digo, o estado deve sim ensinar na própria escola questões de direitos humanos, gênero, sexualidade, etc, no seu devido tempo etc! hoje ainda não temos isso por causa da grande parcela conservadora da população, o que vemos é o ódio se tornando natural no discurso… : MEU FILHO, VAI APRENDER A SER GAY NA ESCOLA, e milhões dessas idiotices.. Vamos pelo menos cobrar e esperar que os meios de telecomunicação(a unica fonte de informação da maioria dessa gente) possa também divulgar a favor dos que morrem todo dia por por preconceito QUE DERIVA DE UMA IDEIA ODIOSA E IRRACIONAL! veja como está tóxica a cabeça das pessoas..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *