Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

19/08/2017

Esquerda anacrônica


Por que nossa esquerda conseguiu melhorar em alguns pontos e noutros retroceder tanto? Foi o efeito reverso do “fim do comunismo”?

Podemos ter um país com direitos para trabalhadores e minorias e, ao mesmo tempo, democracia. Aliás, podemos ter uma democracia que não pare de se desenvolver na criação de direitos.

Não há sentido para a esquerda hoje a defesa de ditaduras como a cubana ou o alinhamento ideológico com forças quaisquer, só porque elas fazem um discurso anticapitalista. Isso faz a nossa esquerda cair nos braços não só de ditadores, mas de grupos terroristas bárbaros.

A esquerda já poderia ter produzido gente capaz de se desgarrar do alinhamento imediato e saber pensar. Aliás, vinha produzindo. Depois deu nisso que deu agora. Jean Wyllys é o hoje o representante máximo do que há de mais novo na política de direitos e o que há de mais velho na política doutrinária.

Paulo Ghiraldelli, 57, filósofo.

Tags: , , , ,

8 Responses “Esquerda anacrônica”

  1. Lucelia
    07/04/2015 at 15:46

    Quem é essa Márcia gente? O que ela faz de tão ruim assim em termos políticos?

  2. Allan
    06/04/2015 at 18:56

    Paulo e a posição contra a redução da maioridade penal se encaixa nessa política doutrinária da esquerda?
    Eu não acho que tem cabimento algum reduzir visto que a lei não causa efeito intimidador, portanto não vai resolver o problema da violência. A sociedade brasileira no geral quer uma ação simples para um problema de resolução muito mais complexa. Não é com uma canetada aprovando a redução que vai resolver. Tenho a sensação que as pessoas estão buscando vingança e não acabar com a violência.
    São 60 mil homicídios por ano no Brasil. Não é com uma assinatura que esse número vai diminuir.

  3. adalberto
    06/04/2015 at 13:28

    É verdade…o Jean está alinhado demais com esses anacronismos. Anda tão amiguinho da Marcia Tiburi nas redes sociais que seus discursos sao os mesmos!

    • 06/04/2015 at 19:53

      O Jean está em péssima companhia.

    • Matheus Kortz
      10/04/2015 at 08:40

      Eu diria que a Marcia sim que está em pessima companhia: a do J. Wyllys

    • 10/04/2015 at 10:58

      Kortz acho que você precisa de um cérebro. Mas com Pink junto. Mas não para dominar o mundo, apenas para pensar mesmo. Jean é nosso melhor deputado. Não concordo com a perspectiva política dele, um pouco de um esquerda carcomida, mas o trabalho dele como deputado é impecável e o trabalho dele por direitos humanos e direitos de minorias é único no mundo.

  4. Lucelia
    06/04/2015 at 10:55

    Paulo porque Jean é o que há de mais velho na política doutrinária. Esclareça mais por favor. Abraços

    • 06/04/2015 at 12:03

      Por tudo que está escrito antes dessa frase, meu Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *