Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

28/06/2017

Dilma caiu!


Existe uma profunda diferença entre ser de esquerda na ortodoxia europeia e ser de esquerda no estilo americano.

Para europeus, ser de esquerda é ser social democrata, é defender direitos trabalhistas. Para Obama e a esquerda americana isso era secundário até pouco tempo antes de sua primeira eleição, pois o mais interessante era a política de minorias, mais afeita ao caldeirão cultural dos Estados Unidos. Mas hoje, a pauta da igualdade é tão importante quanto a da liberdade nos Estados Unidos.

Apesar do anti-americanismo tolo das esquerdas brasileiras, essas duas pautas montaram a nossa nova esquerda, a partir de 1979. Ambas incomodam a direita. Todavia, nossa população sente mais quando o princípio social-democrata europeu é maculado. Temos mais problema com o bolso que com o preconceito. Se Dilma cair (a tese de Impeachment não é tolice), é por conta disso, por diminuir o poder de compra. Mas não será o fim da picada. O Brasil vai exigir novamente algum tipo de política de esquerda.

Nossa sociedade é organizada o suficiente para reclamar quando aperta no bolso. Além disso, talvez não tendo mais o PT na jogada, sempre promovendo a corrupção e realmente destruindo a imagem do que é ser de esquerda, nossa esquerda volte a ter moral para criar algum movimento saudável.

Paulo Ghiraldelli, 58, filósofo.

Tags: , , ,

One Response “Dilma caiu!”

  1. Correia
    08/10/2015 at 13:36

    O PT no poder só fortalece a direita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *