Go to ...

on YouTubeRSS Feed

23/10/2017

Darth Vader acolhe Lênin na Ucrânia


Darth Vader é hoje passado. Lênin também. Manter a estátua de Lênin no interior de uma estátua de Darth Vader, hoje, é uma completa situação anacrônica. Mas é isso que se passa no mundo da ex-URSS, a Ucrânia, hoje.

Talvez seja bom, antes de tudo, perguntar por que manter Lênin dentro de Darth Vader, e não simplesmente trocar uma estátua por outra.

A URSS desapareceu em 1991. Foi o fim completo do comunismo ou “socialismo real” em termos de realização política. Mas, para muitos habitantes do Leste Europeu, por mais que o comunismo tenha sido paulatinamente desfeito nesses quase vinte e cinco anos, parece restar ainda algo talvez pior, ao menos para eles. Faltava colocar abaixo o que veio junto do comunismo. O quê?

Darth Vader no lugar de Lênin, na Ucrânia, não indica o símbolo da indústria do entretenimento do capitalismo como substituto do herói do bolchevismo. Ler o episódio dessa forma, hoje, é não compreender muita coisa do que ocorreu nesses anos. Ou seja, é ficar parado como ficou a direita brasileira, que vira e mexe acha comunistas por aí, que, enfim, precisam ser recriados para darem sentido à vida própria de conservadores que não tem projeto próprio nenhum (“vai para Cuba”, dizem esses energúmenos que morreram cerebralmente nos anos 60).

Darth Vader cobre Lenin, mantendo-o preso no seu interior. É isso que diz o artista que fez o trabalho na praça. Isso é necessário, ele conta, pois talvez se tenha que “exumar Lênin um dia”. Ora, mas para quê? Tirar Lênin daí para que o corpo dele, de bronze, venha a mostrar do que morreu, ou seja, todas as falhas do “socialismo real”? Claro que não. Isso já está nos livros. Ninguém tem mais o que dizer sobre isso. Exumar a estátua de Lênin, então, serviria para quê? Certamente para trazer à tona algo que o “fim do comunismo” ainda não revelou.

Tudo indica que por detrás dessa anacrônica “descomunização” que a imprensa fala, e que de fato assim se apresenta em documento oficiais da Ucrânia, exista outra coisa mais prática e útil. Se um dia Lênin for tirado de dentro dessa sua cápsula, que é Darth Vader, talvez se possa ver aí nada além de um segundo corpo de Darth Vader. E nessa imagem, então, ninguém reconhecerá um vilão de entretenimento capitalista, mas simplesmente o homem que quis ser o modelo para o homem do leste: o russo – o corpo de Lênin não seria visto como o corpo bolchevique, mas como a cultura russa que veio imperialisticamente com o comunismo. É ainda a russificação que está na consciência atormentadora das várias nações que compuseram a URSS. É a sombra de gente como Putin, com seu sonho de “Grande Rússia”, que incomoda todos. Os ucranianos não estão mais lutando contra o comunismo. É ser muito tosco assim pensar. Eles estão ainda lutando com o que foi um vírus interno da doença comunista: o costume russo, a supremacia russa, a russificação enfiada goela abaixo de todos os que foram satélites internos ou externos de Moscou.

Darth Vader não está apontado para o passado, como se fosse um filme do tipo Adeus Lênin (Wolfgang Becker, Alemanha, 1990) exibido tardiamente. Darth Vader na praça aponta claramente para o futuro. Inclusive, ao guardar no capacete um wireless, dá toda a dica do que quer: deseja que os ucranianos conversem para fora do que Putin quer remontar, o domínio russo.

Paulo Ghiraldelli, 58, filósofo.

Darth Vader

Tags: , , , ,

10 Responses “Darth Vader acolhe Lênin na Ucrânia”

  1. Fábio
    25/10/2015 at 11:05

    Eu costumo ler os textos do Paulo por um simples motivo. O que leva uma pessoa inteligente a pensar de forma tão divergente a ponto de parecer idiota?
    Não posso negar que o Paulo seja um homem inteligente e sagaz, mas prega algo que foge ao óbvio. Essa coisa de tentar mudar dando um outro sentido para ideologias que perderam seu sentido prático mas ainda vive na mente de pessoas infantilizadas. Esse texto acima mostra claramente que por métodos desconstrutivos tenta-se florear algo ainda vivo, sim o socialismo vive de forma mutante e constante em vários discursos pelo mundo moderno. O comunismo é mais uma faceta que se tornou imprópria e sim nesse ponto concordo, anacrônico, mas vive em Putin e no imaginário de muitos.

    • 25/10/2015 at 18:40

      Fábio acho que você não entendeu o texto, que é simples. As pessoas não foram oprimidas só pela comunismo, mas pela russificação, já vinda antes dele.

    • Maximiliano Paim
      29/10/2015 at 18:35

      Não é por nada que uma das tarefas da filosofia é subverter, ou seja, criar novas versões, outras interpretações. O dia que algum filósofo imaginar fazer filosofia dizendo o óbvio como uma maioria ideologizada diz e pensa, já não será mais filósofo e nem fará filosofia, como age o Pondé e o Safatle.

  2. Matheus Kortz
    24/10/2015 at 11:05

    Paulo, podemos paralelizar com Darth Vader e entender que essa estatua soh significa “o imimigo ainda está aqui?” Como referencia a essa “ideologia” russa (nao a ideologia comunista ou qlqr outra). E ainda mais tristemente o povo ucraniano teria de reconhecer que tbm sao filhos da Rússia (dos povos eslavos)? Ou é bobageira da minha cabeça?

    • 24/10/2015 at 11:36

      Foi o que escrevi, mas num sentido mais amplo

    • Matheus Kortz
      24/10/2015 at 12:41

      Oh eu li mas soh entendi subconscientemente.rsrs q bom

  3. coxinhamaster
    24/10/2015 at 07:20

    Acho legal esse pensamento Ucraniano,ideia de libertacao de um “russismo” que insiste em assombrar ,mesmo tanto tempo depois da queda da URSS.
    Mas deixo como questao:o que a ideia Ucraniana pode nos ensinar aqui e hoje,enquanto brasileiros(pergunta).

    • 24/10/2015 at 11:36

      O que o Leste pode nos ensinar é que os coxinhas tipo Pondé precisam aprender que a URSS acabou e que Cuba não é socialista. Já cansei de ver esses burros falando.

    • LMC
      26/10/2015 at 12:46

      Fico imaginando quando Fidel
      morrer.Vai ter leitor da Folha
      puxa-saco dele(geralmente
      militantes do PT)escrevendo
      na página 3 dizendo que ele
      foi um socialista que lutou
      contra os EUA,a CIA,
      etc,etc,etc…..

    • 26/10/2015 at 13:12

      Garanto que não será assim, LMC, será matéria da Veja. Você está por fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *