Go to ...

on YouTubeRSS Feed

21/11/2018

Carlos Fernando dos Santos Lima – o homem na mira do governo


[Artigo para o público em geral]

Carlos Fernando dos Santos Lima tem uma rara qualidade, inexistente em pessoas que exercem cargos públicos com algum poder: ele não se considera Deus. Sendo humano e cidadão, ele não abre mão de sua humanidade e de sua cidadania. Como intelectual, faz o oposto do que muitos outros fazem, aqueles que recebem críticas públicas e, se respondem, o fazem no privado, pondo panos quentes (ou ameaçam, por vias indiretas). Ele não acredita que alguém que é Procurador da República, como ele, pode se calar diante dos desmandos dos governantes, como se o cargo de Procurador funcionasse como um biombo para a auto-proteção, preservando a garantia do salário mensal.

Mas o maior mérito desse homem do Direito no Brasil atual, em termos conjunturais, vai além disso. É que ele está realmente preocupado com a Lava Jato. Ele sabe que para o mal ou para o bem, a política brasileira se judicializou, e que isso se tornou uma via de mão única. Ou se continua nisso ou nada mais vale a pena. Para que a política possa voltar a ser política, no Brasil, temos de levar a cabo a Lava Jato. Cada país faz a revolução que pode e por onde pode. A nossa, pegou essa via. Deus é brasileiro. Podíamos ficar sem via alguma e mergulharmos no buraco que cavamos ao ir dando aval para o PT, PMDB, PP e PSDB etc. Tendo plena consciência disso, o homem Carlos Fernando botou a boca nas redes sociais de uma forma lúcida, cirúrgica, sincera e corajosa. Ele não é escritorzinho de auto-ajuda, palestrantinho ou metido a blasé. Ele não está em bancada de jornais da TV para nhé-nhé-nhé. Ele é aquele indivíduo que estudou e que diz para si mesmo: tenho de fazer alguma coisa pelo meu país com esse meu estudo.

Gente assim é coisa rara. Por isso mesmo, a mira do governo se voltou contra ele. Carlos passa agora por processo disciplinar. O objetivo é descaradamente um só: querem calá-lo. Mas, mais que isso, querem abafar a Lava Jato. Fernando não podia mesmo ficar calado. Pois se ficasse, muito antes a Lava Jato já teria sido abafada. Foi com ele gritando nas redes sociais que boa parcela da população brasileira escolarizada tomou conhecimento das armações contra a Justiça que a politicalha apronta por debaixo dos panos.

Escrevo isso agora aqui, nesta segunda, antes do julgamento de Fernando, que ocorrerá na terça. Pois quero me solidarizar com ele antes de qualquer resultado. Se Fernando receber qualquer punição por ter dito contra forças políticas o que já sabemos e que todos querem dizer, ficará claro que o governo perdeu totalmente sua autoridade moral e está agindo na base da intimidação mais vil.

Caso um Procurador da República não possa dizer do Presidente do país que ele foi “leviano” quando este foi leviano, nossa democracia estará arranhada de uma maneira que exigirá de todos nós alguma reação, alguma providência.

Paulo Ghiraldelli Jr., 60, filósofo.

Tags: , ,

13 Responses “Carlos Fernando dos Santos Lima – o homem na mira do governo”

  1. Afonso
    25/06/2018 at 11:36
  2. Elisa Vilhena Sant´Ana
    15/05/2018 at 21:37

    Que bom que ainda temos gente de bem no país. Tão acostumados ficamos com essa “politicagem” que se vê na mídia… Dá um refresco ler esse artigo.
    Muito bem delineada a personalidade de Carlos Fernando dos Santos Lima. Pessoa que admiramos, como todo o pessoal da Lava Jato!

  3. Solange Gomes
    15/05/2018 at 15:14

    Merece ADMIRAÇÃO, NUNCA PUNIÇÃO!!!

  4. 15/05/2018 at 15:12

    … O PROCURADOR, TEM O MEU APOIO…;

  5. MAURO JOSÉ PIRES DA SILVA
    15/05/2018 at 10:49

    NOS BRASILEIROS PATRIOTAS DEVEMOS MUITO AO PROMOTOR( CARLOS FERNANDO)NÃO SOMENTE A ELE COMO TODA EQUIPE QUE ESTÁ LAVANDO NOSSO BRASIL,PORTANTO O BRASIL E OS BRASILEIROS ESTÃO COM O SR. PROMOTOR.

    E QUE TODOS OS LADRÕES ASSASSINOS DO POVO BRASILEIRO VÃO PRA CADEIA.

  6. Anna
    14/05/2018 at 23:01

    Caráter a pessoa tem ou não tem . Não há meio-termo. E Carlos Fernando tem de sobra. Já o Temer …

  7. antonio nunes
    14/05/2018 at 22:38

    O brazil esta com voce dr vai dar tudo certo

  8. Hilquias Honório
    14/05/2018 at 22:05

    Compartilhando Já!

  9. Cenita maria Klitzke
    14/05/2018 at 21:49

    todo o apoio,está corretíssimo,parabens

  10. Cenita maria Klitzke
    14/05/2018 at 21:48

    todo o apoio

  11. Elizeu Moreira
    14/05/2018 at 21:02

    Não é fácil ser honesto e crítico as coisas erradas num país corrupto como o nosso, onde se criou um bando de políticos e grandes empresários delinquentes. Carlos Fernando é um guerreiro e merece todo o apoio da sociedade que ainda tem a capacidade de se indignar com os desmandos cometidos por quem deveria cuidar da nação.

  12. Carlos
    14/05/2018 at 19:09

    Todo apoio!!!!!

  13. Celia Nilza de Souza Bueno Catherino
    14/05/2018 at 16:08

    ELE ESTÁ COOOORREEEETTOOOOO. VAMOS AJUDAR ESTE SER HUMANO IMMMMBAAATIIIIVEELLL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *