Go to ...

on YouTubeRSS Feed

20/01/2019

CV

PAULO GHIRALDELLIPaulo Ghiraldelli  é filósofo, professor e escritor. Tem doutorado em filosofia pela USP e doutorado em filosofia da educação pela PUC-SP. Tem mestrado em filosofia pela USP e mestrado em filosofia e história da educação pela PUC-SP. Tirou sua livre-docência pela UNESP, tornando-se professor titular. Fez pós-doutorado no setor de medicina social da UERJ, como tema “Corpo – Filosofia e Educação”. É bacharel em filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (S. Paulo) e é licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Ed. Física de S. Carlos, hoje incorporada pela Universidade Federal de S. Carlos (UFSCar). Foi pesquisador nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. É editor internacional e participante de publicações relevantes no Brasil e no exterior. Possui mais de 40 livros em filosofia e educação. Trabalha como escritor e cartunista e tem presença constante na mídia imprensa, falada e televisiva. Atua junto com Francielle Maria Chies no programa Hora da CorujaFLIX TV. É professor de filosofia aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Trabalha atualmente como diretor e pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA). É jornalista com o Registro 0087285/sp. Para mais detalhes ver CV Lattes.

22 Responses “CV”

  1. Jhonattan Cordoba
    10/12/2018 at 01:43

    Caro Professor Paulo Ghiraldelli,

    Embora eu concordo com o senhor em muitos aspectos, incluindo o fato de ter no novo governo um ministro na área de educação totalmente despreparado, retrogrado e de ideias pouco inteligentes sem falar mais.
    Como Colombiano, quem fez estudos de Pós-graduação no Brasil, considero que os comentários feitos ao longo do vídeo “Olavete sabe-nada é ministro da Educação” publicado no seu canal de youtube, foram altamente ofensivos e ainda desrespeitosos, a seguir explico minhas apreciações.

    Pelo fato de ter baixa inversão e pouquíssimo planejamento institucional onde se proteja a evolução progressiva da ciência e a tecnologia em países como Brasil e Colombia, é correto afirmar que neste quesito e em muitos outros, nossos países não são suficientemente competitivos quando são comparados com países do mal chamados primeiro mundo tais como Estados Unidos e Alemanha, não entanto, a educação Universitária na Colombia é altamente valorada no Brasil e no mundo, pelo altíssimo nível acadêmicos que possuem os alunos de pós-graduação, pesquisadores e pessoal técnico-industrial.

    Entendendo que no vídeo citado previamente o seu objetivo foi ilustrar o contexto acadêmico do novo ministro de educação, é claro que com as palavras ditas de forma geral, o que o senhor faz é estigmatizar pessoas provenientes de países vizinhos que procuram oportunidades de crescer academicamente; ignorando que no caso da Colombia segundo o ranking das melhores Universidades de América Latina é posicionada somente detrás de Brasil e Chile, não entanto, ainda estamos (Como região) muito longe dos primeiros lugares.

    A situação da América Latina cambiara somente quando aprendamos a visualizarmos como irmãos e não minimizando aos nossos vizinhos como acontece diariamente, e alguém do nível intelectual e visibilidade do senhor deve proporcionar espaços para este dialogo e não o fato contrario.

    Muito obrigado pelo seu trabalho.

  2. César Müller
    06/12/2018 at 16:31

    Sou um grande fã de seu trabalho!!! Estamos juntos na resistência!!! Em busca de um Brasil melhor para todos!!!

  3. 03/12/2018 at 05:16

    Prezado Paulo. Em um dos seus vídeos de crítica ao Olavo de Carvalho, você usou como argumento, em prol da burrice do novo presidente, o fato dele ter cancelado a conferencia sobre clima e sua negação do Aquecimento Global. Esse assunto é um campo fértil para uma analise crítica e política mais aprofundada. Não me refiro ao Olavo ou Bolsonaro, mas as afirmativas de um brasileiro, nordestino, defensor da agricultura familiar e pós-doutor em climatologia, representante do negacionismo climático. Trata-se do prof. Luiz Carlos Molion. Que tal acrescentar o contraditório do dr Molion nesse diálogo? Não sei se conhece o trabalho do citado pesquisador, mas há várias conferências e artigos dele na internet. Veja que ao usar como prova da burrice de alguém um dado que pode ser tendencioso, corre-se o risco do resultado ser um tiro no próprio pé. Que tal um vídeo comentando sobre a possibilidade da tese do Dr Molion estar correta e a hipótese de: “e se nós estivermos sendo enganados?”. Segue como sugestão de pauta para um vídeo. Estou certo de que notará que o assunto não é tão obvio como nos foi contado. Abraço.

    • 03/12/2018 at 11:40

      Leon, eu conheço aquilo. Mas veja, tem tanta gente boa que já mostrou que ele é um tonto. E nós sabemos que é, né? Em todo lugar do mundo tem tonto como ele em vários assuntos.

  4. Andre
    23/11/2018 at 15:58

    Professor, boa tarde. Tenho acompanhado com atenção seu canal do youtbe. Lá tenho encontrado muita coisa que dialoga exatamente com o que eu penso em face do momento que estamos passando. Muitas vezes eu encaminho seus vídeos para conhecidos, mas percebo que eles ficam um pouco perdidos. Considerando que o crescimento do canal está indo de vento em popa, gostaria de sugerir que vc fizesse um vídeo falando o básico sobre seu pensamento anti-coiso e convidando as pessoas para se inscreverem e acompanharem seu canal. Diga que faz postagens diárias sobre política , quem é o Olavão e quais as mazelas… enfim, o básico para quem estiver chegando agora poder começar a acompanhar o canal. Esse vídeo seria muito bom para aumentar o público que, assim como eu, está muito temeroso com o que está por vir por aí. Estamos na resistência.

  5. Raul
    21/11/2018 at 16:55

    Professor, Bernie Sanders convidou o Haddad para uma frente progressista. Haddad? Eles não são progressistas ou não conhecem o PT?

    • 23/11/2018 at 13:37

      Americano sabe apenas que a gente tem aqui uma selva.

  6. Raul
    14/11/2018 at 15:48

    Professor, um pauta boa seria o anúncio de Cuba para saida programa Mais Médicos, falar sobre os resultados que o programa teve. Obrigado!

  7. Antonio Clovis Britto de Araujo
    01/11/2018 at 16:50

    Caro Professor Paulo Ghiraldelli,

    Sou apreciador de seus vídeos, mas tenho restrições a respeito de seu apoio a condenação de Lula, e é neste sentido que apresento estes argumentos para sua apreciação, e se possível me prestar esclarecimentos a meu provável equívoco.

    Veja abaixo a sentença que condenou Lula.

    https://docs.google.com/document/d/1QUXW4me4ueZy4BCpVFPNk9LRBLuxUXCgQDdHbrdqhzw/edit?usp=sharing

    Veja no texto do processo: 381. Os custos da reforma atingiram R$ 1.104.702,00 e incluíram a instalação de elevador privativo no apartamento tríplex, cozinhas, armários, readequação de dormitórios, retirada da sauna, ampliação do deck da piscina e até compra de eletrodomésticos.

    Veja a evidência de que a sentença foi fraudada com notas fiscais frias de uma firma de Curitiba, de uma reforma que nunca existiu. Além do apartamento pertencer a OAS, e Lula, nem ninguém da família dele, nunca terem dormido nem usufruído de nenhuma forma do referido imóvel.

    https://www.facebook.com/Araujoface/videos/2037855782926323/?hc_location=ufi

    Reporto-me respeitosamente.
    Antonio Araujo.

    • 01/11/2018 at 19:27

      Acho que você não entendeu a perspectiva filosófica, eu não estou interessado em Lula ou condenação de Lula.

  8. KATHIA MESSIAS DE OLIVEIRA
    19/02/2018 at 19:11

    Doutor Paulo, aprecio muito seu trabalho. Suas obras são fluidas, ricas em conteúdo, um deleite para a alma. Sempre muito aprazível percorrer cada página. Parabéns pela sabedoria. Abraço.
    Kathia Oliveira

  9. 02/07/2016 at 12:15

    Thiago, há muita coisa em psiquiatria. Muita. Não isso.

  10. 02/07/2016 at 12:13

    Thiago, nós somos um feixe químico. Se não fôssemos não precisaríamos tomar remédio. Todo mundo hoje em dia sabe disso. Casos patológicos são tratados quimicamente. Dá certo. O que a literatura faz é atingir canais químicos por meios indiretos.

  11. 31/03/2016 at 12:51

    Ênio venha para o CEFA: cefa.pro.br investigue e tenha contato com a Francielle Chies no facebook para saber mais.

  12. 17/03/2016 at 11:58

    Marcelo, há textos sim, procure no buscador do site. Olha este: http://ghiraldelli.pro.br/da-hipocrisia/

  13. 17/03/2016 at 11:29

    Claro Marcelo!

  14. Charlotte
    17/03/2016 at 10:17

    Olá Paulo,
    gostaria do seu contato para conversarmos sobre uma participação sua em um programa de entrevista, na Band Interior -RJ, sobre política e religião.

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Atenciosamente,
    Charlotte

  15. 13/11/2015 at 12:12

    Adriana querida, filosofia não é bem algo de “mercado de trabalho”, filosofia é um curso para ficar inteligente, culto e aí o cara, se realmente é bom, arruma algo para fazer no “mundinho burguês”. Pode ser professor, professor universitário e pesquisador, pode ser escritor, fazer TV, pode ser presidente do Bradesco (o Trabuco fez filosofia, só), pode ser ator (Dean Martin), pode ser cantor (Lana Del Rey), pode ser poeta e jornalista (Antonio Cícero), pode ser como eu, um simples filósofo num apartamento de 60 metros quadrados com a Fran (também filósofa e apresentadora de TV) e Pitoko, e, enfim, ser feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *