Go to ...

Paulo Ghiraldelli on YouTubeRSS Feed

27/06/2017

Sexo entre pais e filhos não é crime


A imprensa voltou a expor casos de namoro entre mãe e filho e coisas semelhantes (reportagem aqui). Não é no Brasil, mas nossas redes sociais pegaram fogo assim mesmo. Um batalhão de desinformados, com espadas religiosas que de religiosidade não têm nada, vieram gritar por “caça às bruxas”. Querem o moralismo feito de sangue.

Existe algo chamado “tabu do incesto”. Caso não houvesse, Freud não teria podido fazer a sua teoria sobre o surgimento da civilização e, enfim, sobre o seu “mal estar” inerente. Mas, entre uma prática ser moralmente vetada e ser um crime, há uma longa distância.

No Brasil o incesto não é crime. Se as pessoas são adultas, perante a lei o grau de parentesco não importa no caso de relacionamento. Todavia, a lei não permite o casamento. Há aí todo um melindre jurídico, que nada tem a ver com moral, mas sim com ética. É o ethos nosso quanto às práticas que fundam o direito de herança que levantam a cabeça nesse caso. A regra do direito civil não sabe lidar com uma família em que os herdeiros são filhos e ao mesmo tempo netos etc.

Pode-se imaginar aí que nossa legislação poderia muito bem regrar a situação, mas,  no fundo, a proibição do casamento incestuoso parece esconder uma intenção: na prática, mantém-se a liberdade individual de adultos intocada e, ao mesmo tempo, o que se proíbe é o incentivo à constituição de famílias feitas de relações endogâmicas. Seria bobagem desconsiderar que no Brasil, em regiões rurais, essa prática existe, e de modo algum vem dentro da lei, pois ocorre antes até da maioridade dos filhos. Nesse caso, a lei contra o casamento, e não contra o namoro, o sexo e o concubinato, parece propositalmente ser de dupla mão.

Todavia, temos de ficar atentos nisso também, para que as injustiças que levam a agressões bárbaras não ocorra. Que não se saia por aí querendo apedrejar relacionamentos de adultos, sejam estes quais forem. Que não se faça da moral particular de cada uma lei para todos, que efetivamente não existe. Cuidado! Relações entre pessoas de mesmo sexo não é crime, e relações entre pessoas com parentesco também não. Os julgadores de plantão não queiram enfiar suas regras pessoais onde elas não cabem. Fiquem em seus quintais, é melhor.

Nesse como em outros casos, vale sempre a palavra cristã: não julgues para não ser julgado.

Paulo Ghiraldelli 58, filósofo. São Paulo, 10/08/2016

Tags: , , ,

19 Responses “Sexo entre pais e filhos não é crime”

  1. Ronaldo Aparecido Gomes
    05/01/2017 at 11:00

    A questão não é Biblica , foi dito que incesto no Brasil não é crime ponto final
    Questão de moral, e Biblica é outra conversa.
    Pra que complicar….

  2. samuel oseas alves moreira
    24/11/2016 at 12:59

    Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
    Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus.
    Mateus 5:17-19

    • 24/11/2016 at 14:02

      Samuel, em verdade vos digo: bobeatum sum errabatum est

  3. Flávia
    08/09/2016 at 18:31

    Quem está de fora de uma situação como essa só julga e critica na sua maioria. Sou cristã verdadeira e não como muitos que existem por aí e que tomam as ordenanças de antes de Jesus e se dizem cristãos.Após a morte de Jesus a Lei morreu ali também,e 90% dos que se dizem cristãos não sabem disso.Vivemos pela Graça de Deus agora e não mais pelas leis e ordenanças mosaicas.O Novo Testamento é claríssimo sobre isso!E as pessoas leem,leem,leem e não compreendem.Sou genuinamente cristã e vivo uma relação assim. E hoje sou feliz de verdade e isso não é uma barreira entre mim e Deus.Ao contrário,o Senhor tem estendido a Sua mão sobre o meu relacionamento de forma surpreendente!Jesus morreu na cruz e me libertou da lei que impedia o relacionamento que vivo hoje.E graças ao amor de Jesus,que se doou naquela cruz em meu lugar,posso amar alguém que,na tese da sociedade,me é moralmente proibido.Mas quem me deu essa liberdade foi Jesus,comprada na cruz,e não homens mortais e passíveis ao julgamento final como eu. A lei incita ao pecado,já Jesus liberta! Jesus é O Caminho,A Verdade e A Vida e conhecereis a Verdade e ela vos libertará. A Verdade liberta e não a Lei!

  4. José do Carmo
    21/08/2016 at 21:26

    Acho que Deus não aprova essas coisas, sendo assim vemos que o mundo de hoje jaz no maligno. Deus nos proteja, nós e nossas famílias.

    • 21/08/2016 at 22:38

      José do Carmo meu blog não é para você vir falar isso, é para você pensar.

  5. Fernando Campos de Braga
    17/08/2016 at 21:01

    Paulo, Você é capaz de manifestar as suas opiniões aqui de forma educada e sensível, do mesmo modo como gostaria de ser tratado, ou sempre de modo violento e agressivo? Para que e por que você age como age? Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia! Administre melhor o seu estresse ou envelhecerá precocemente…

    • 17/08/2016 at 22:05

      Vá ver o programa da Ana Maria Braga. Você não tem como ser meu leitor. É nhé nhé nhé demais.

  6. NewLand
    17/08/2016 at 11:17

    Paciência!!! isso é coisa de gato, cachorro etc…

    • 17/08/2016 at 11:29

      NewLand não senhor, o Pitoko não faz sexo com a mãe e nem com as filhas. Acorda cara.

  7. Thiago
    12/08/2016 at 22:20

    Vc é a favor de incesto, Paulo?

    • 13/08/2016 at 10:35

      Ha ha ha ha Cada uma! A favor do incesto! Ou seja, uma pessoa vota em candidatos que comeram a mãe! Thiago, adorei sua piada.

    • Thiago Leite
      15/08/2016 at 21:54

      Paulo, não quis lhe ofender e se vc viu dessa forma lhe peço desculpas. Mas para um leitor médio ou de um grau sofrível de cultura como eu o penúltimo parágrafo passa uma idéia de que vc tem alguma afinidade com o incesto. Você foi muito brando com a moral que leva ao incesto. Pregou o respeito, disse que não era crime e só faltou dizer que era a favor. Ainda bem que se irritou pq aí ficou claro pra mim qual a sua posição. Seus detratores vão adorar esse fim de parágrafo. E vão piorar seus ataques dizendo que além de pedófilo você é a favor de incesto. Pode anotar!

    • 16/08/2016 at 08:36

      Thiago acho que você não entendeu que não faz sentido ser a favor ou contra o incesto! Outra coisa, você não entendeu ainda a atividade do filósofo. Eu não sou político, não sou um cara com medinho de gente burra que não entende um texto é vai me chamar de pedófilo ou isso ou aquilo. Eu falei na TV, junto com o Jô que disse o mesmo, sobre namorar uma moça de 17 anos. E disse isso para que as pessoas menos burras viessem a perceber que elas não sabem o que é pedofilia. Acorda Thiago!

  8. Leonardo
    12/08/2016 at 19:36

    Não vejo problema algum no incesto.Se duas pessoas adultas querem ter algum tipo de relação isto não é da conta de ninguém.

    Acho que a vantagem do livre pensador é não se apegar à moral. É ter uma mente bem desenvolvida para questionar as normas.

    ”E os que foram vistos dançando foram julgados insanos pelos que não conseguiam ouvir a música”
    -Friedrich Nietzsche

    • Ferreira Ortiz
      10/05/2017 at 08:12

      Sou completamente a favor do incesto, seja entre irmãos, pai e filha e mãe e filho, desde que a relação seja consensual e não gere filhos. Quando era adolescente e minha mãe, que era jovem, muito bonita e atraente, faltou muito pouco para que passássemos a agir como marido e mulher. Por motivo de doença, meu pai deixou de fazer sexo com ela. Ela reclamava para mim disso. Eu morria de tesão por ela e ela dava a entender claramente que sentia o mesmo por mim. Hoje eu acho que fui um idiota por não ter possuído minha mãe…

  9. Henrique
    11/08/2016 at 20:37

    A biblia ja falava disso, da Sodoma e Gomorra do fim dos tempos, o mundo esta perdido meu Deus.

    • 12/08/2016 at 09:53

      A Bíblia fala também de gente que não consegue aprender a ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *